Resenha de "Não chegue tão perto"

Luana Lewis é psicóloga e já escreveu dois livros de não ficção. Não chegue tão perto, seu romance de estreia, foi publicado em 2014.
"Hilltop era seu lar, estava segura ali dentro. Se descesse a ladeira da paranoia e autopiedade, sabia aonde isso a levaria - a uma cela acolchoada, muito provavelmente. Ela estava em segurança. Nada mudou, ninguém podia entrar. Era só uma menina."
Londres 
Em 2009, Stella Davies era uma psicóloga bem-sucedida, trabalhava na Clínica Grove Road e cuidava de seu maior caso.

Enquanto evitava a atração pelo chefe e se sentia confiante por ser solicitada para traçar o perfil psicológico de Lawrence Simpson, Stella se frustrava por não avançar nesse caso que já perdurava há mais de uma década. O seu grande impasse era que Simpson não colaborava, apesar de querer a guarda da filha. Contudo, Stella não poderia adivinhar que o caso iria lhe causar mais do que uma simples frustração.

Hilltop
Dois anos depois, Stella vive numa casa afastada, está licenciada do trabalho e casada com Max, seu ex-chefe. Sua vida se resume a medicações pesadas, reclusão e não pensar no passado. Até que a jovem Blue bate à porta pedindo ajuda e contando histórias obscuras sobre alguém que ela ama. Quando se vê sozinha com a garota, ela tem de encarar seus traumas e a terrível verdade.
"Stella estava presa em casa com uma estranha. A noite toda. Não achava que conseguiria suportar tanto tempo. Sua ansiedade já ameaçava triunfar sobre as drogas. Não era seguro tomar mais comprimidos. Ela precisava ficar alerta."
O resumo ficou mais conciso do que o normal, porque se eu escrevesse mais, seria uma tempestade de spoilers. A história é narrada em terceira pessoa e alterna os capítulos em três momentos - 2011, 2010 e 2009 -, nos quais é possível acompanhar o presente, conhecer a hóspede indesejável e descobrir o que causou o trauma de Stella. 

A autora preencheu todas as lacunas da narrativa de forma impressionante e manteve a tensão (o choque, a aflição e o nojo) do início ao fim. Em um certo ponto, deduzi o que havia acontecido com Stella, mas saber de antemão não tornou a leitura menos agonizante ou revoltante.

Com personagens palpáveis e bem caracterizados, a narrativa é envolvente e fluida, tem boas reviravoltas e algumas cenas fortes/assustadoras. Apesar de alguns fatos serem um pouco óbvios, a história surpreende, instiga, causa um turbilhão de sentimentos, aborda temas importantes e é um bom thriller.

Outro aspecto interessante é o modo como Lewis apresentou o trauma e suas consequências, como ele modifica a vida e a própria pessoa. A abordagem foi crua, detalhada e deixou a trama mais crível - fazendo com que o leitor torça para Stella melhorar.

A capa é simples, mas combinou com a história, e tanto a diagramação como a revisão ficaram boas. Este livro é uma ótima escolha para os fãs de thriller. Querem ganhar um exemplar de Não chegue tão perto? Participem do sorteio!
  • Escrito por Luana Lewis.
  • Editora Fábrica 231.
  • Tradução: Maira Parula.
  • 319 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. :)
*Exemplar para resenha.

28 comentários:

  1. A história me pareceu super envolvente com todo o mistério e a capa dando uma ótima impressão no leitor e imagino a diagramação o quanto deve ser bem feita.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Gosto dos livros com abordagem mais psicológica e tendo uma psicóloga mesmo como protagonista, porque podemos ver o antagonismo do enredo e acompanhar sua angústia.
    Gostaria de ler.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Esse realmente parece ser aquele livro que nos faz refletir sobre os assuntos debatidos, nunca li algo sobre esse genero, mas talvez seja bom conhecer essa obra.

    ResponderExcluir
  4. O livro no geral parece ser bem profundo,com uma história que realmente encanta o leitor.
    A capa do livro também é bem diferente, mais combinou com a história.fiquei muito curiosa pra saber o que vai acontecer no final.
    Então vou aguardar torcendo!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu já ouvi o nome do livro, mas não conhecia nd sobre ele, gostei bastante do enredo, parece uma leitura bacana, vou anotar na listinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Parece ser uma história bem intensa e envolvente.
    Fiquei bem curiosa pra descobrir o enrolar e o desfecho dessa história.
    Esse mistério todo e essa abordagem meio psicológica da personagem principal me interessou bastante.
    Apesar de não ler muito livros do gênero, confesso que leria esse sim :)
    Não conhecia a obra ainda e agradeço pela dica.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela,
    A sinopse não entrega muito da trama o que é ótimo, pois se mantém o suspense durante a leitura. Gosto muito de livros desse gênero e a autora conseguiu inserir alguns elementos que dão um toque a mais na trama. A forma de narrativa (trazendo diferentes momentos da vida da protagonista) é algo que as vezes fica confuso, mas acredito que Luana Lewis conseguiu uma ótima jogada com isso.

    ResponderExcluir
  9. Já gostei pela sinopse. O thriller parece intrigante, gostei do clima de suspense.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa!
    Eu gosto desse ar de mistério e essa pegada mental que o livro trás pra gente. Confesso que essa foi a primeira resenha que li desse livro. Antes só passava o olho e nem ligava. Achei interessante.
    Assim que eu terminar de ler a pilha de livros acumulados aqui na minha estante, acho que darei uma chance para esse.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafa!!
    A história parece ser bem interessante!! Gosto muito de livros de thriller, fiquei muito interessada no livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Que agonia p/ saber como uma mulher ativa e bem-sucedida, em um intervalo de tempo tão curto, se transforma em uma mulher reclusa e doente. Adoro thriller e este parece muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Sou super fã de thriller e achei que se contasse mais sobre o livro iria dar vários spoilers mesmo!!
    Parece ser tratar de uma narrativa que vai mesclando passado e presente, ao se confrontar com a jovem Blue, a protagonista vai nos trazendo os fatos de seu passado. Desta forma, o leitor vai montando o quebra cabeça do que aconteceu! Fiquei super curiosa para ter acesso a estas pistas!! Com certeza este livro irá para minha lista de desejados!
    Também achei a capa simples, mas bem "clean" e relacionada com a estória. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro e nem a escritora. Gosto de thriller psicológico e acho que vou me interessar muito por esse. Aliás, já fiquei super interessada só de ler a resenha. Quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante, gosto de triller psicológico e a própria autora e psicóloga, vou adorar desvendar esse quebra cabeça da história.

    ResponderExcluir
  16. Gostei do livro logo pela capa, mesmo sendo simples. A história parece ser muito boa, o tipo de livro que te prende até o fim. Fiquei muito interessada.

    beijos,
    chovendoalgodaodoce.com

    ResponderExcluir
  17. É a primeira vez que vejo sobre esse livro e já causou uma ótima primeira impressão. Não gostei muito da capa, mas o importante é o que ele tras,adorei o resumo que voce fez na sua resenha e sobre os pontos positivos,com certeza é um que eu quero ler se tiver a chance.Vou participar do sorteio quem sabe eu tenha sorte :)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafa!
    Ainda não sabia sobre esse livro, mas já sei que vou adorar, porque é o tipo de thriller que eu me prendo, envolvo e sofro.
    E mesmo você tendo sacado o que tinha acontecido e mesmo assim a leitura continuar envolvente, é algo que poucos autores conseguem.
    Sinto que quando eu ler, vou engolir o livro, hehe.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha e da diagramação da capa. Fiquei curiosa pra ler com essa resenha. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Não conhecia esse livro ainda, e já quero muito lê-lo, pois adoro um bom thriller. E sobre a capa, mesmo sendo simples, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  21. E a primeira vez que vejo falar sobre esse livro, e por esse motivo me surpreende quando li sua resenha até porque a autora e psicóloga, e isso já me despertou certa curiosidade e interesse, após sua descrição e possível notar que esse e um ótimo thriller. Até pelo fato da trama ter algumas revira voltas, surpresas e intrigas, e retrata a forma como a personagem lida com seus traumas uma coisa nada fácil. Super amei esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafa !
    Eu sou fã de thrillers então já adicionei na minha lista de desejados. Mesmo sendo em 3 pessoa, como o gênero é thrillers, não compromete o conteúdo pq traz a sensação de terror, medo, nojo que é desse tipo de livro. E como você falou que traz esses conteúdos na obra, então aí que quero ler mesmo haha

    ResponderExcluir
  23. Hey Rafa,

    Acredita que nunca li nenhum thriller ? Pois é inaceitável kk e olha que sempre fico louca pelas resenhas de vários, esse realmente me chamou atenção, quem sabe não é o primeiro que eu leio do gênero.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Ótima resenha. Não conhecia livro, mas já fiquei super interessada. Gosto muito desse gênero e o enredo parece ser daqueles que prende a atenção do leitor.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. OlÁ!!
    Gosto muito de livros de thriller psicologico, ainda não conhecia o livro mas fiquei muito interessada em ler, Achei a capa bem instigante!! Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  27. Adoro thriller psicológico e ainda não conhecia esse livro. Adorei a capa e o enredo. O fato da personagem ser uma psicóloga torna tudo mais interessante.
    Já está na minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Rafa ;)
    Gosto muito de thrillers, mas não conhecia esse livro ainda.
    Achei a premissa bem interessante, apesar de não muito original.
    Mas que bom saber que os personagens foram bem caracterizados e a trama é envolvente!
    Já add a lista de leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária