Cinema: "A Bela e a Fera"

Quando eu era criança, assistia ao desenho A Bela e a Fera todos os dias e, agora, quero fazer o mesmo com o filme. A minha ansiedade era tão grande que comprei os ingressos no dia 26/02 e mal pude acreditar quando a estreia finalmente chegou. No momento, esta que vos escreve ainda tem um sorriso no rosto só de lembrar de algumas cenas e, mais, esse sorriso permaneceu firme e forte durante o filme todo, com exceção das partes em que chorei.


A história é igual a do desenho, mas tem alguns acréscimos (maravilhosos). Bela mora numa vila no interior da França com o pai, Maurice, e se sente deslocada, pois todos os moradores a acham diferente por gostar de livros, inventar coisas e ensinar meninas a ler. Quando o pai se perde no caminho para o mercado, encontra um antigo e mágico castelo e é feito prisioneiro de uma Fera horrenda, a jovem parte em sua busca e troca de lugar com ele.

Essa Fera é, na verdade, um príncipe amaldiçoado por uma bruxa, devido ao seu temperamento e egoísmo. Ele e seus criados - transformados em objetos falantes - foram condenados a viver esquecidos e, caso ninguém aprendesse a amá-lo até a última pétala da rosa mágica cair, o príncipe seria um monstro para sempre e os moradores do castelo se tornariam velharias. 

Após um desentendimento com a Fera, Bela vai embora, mas, quando lobos a atacam na floresta e ele a salva, se machucando no processo, ela decide aju- dá-lo e retorna ao castelo. A partir daí, eles começam a se conhecer melhor e se tornam amigos. 

(Leiam na voz do narrador) Contudo, quem seria capaz de amar um monstro?


O filme mostra todas as cenas e músicas clássicas do desenho, o que o torna nostálgico e fiel à história. Isso já seria suficiente para satisfazer os fãs, mas, felizmente, ele vai muito além. O enredo de A Bela e a Fera desenvolveu bem mais os personagens principais e o seu relacionamento, contando detalhes do passado de ambos, mostrando seus gostos literários, suas personalidades etc; ou seja, todos os momentos fofos e de aproximação foram aprofundados. Em outras palavras, a Bela, que já era forte, determinada, inteligente e corajosa, se tornou ainda mais generosa e influente; enquanto a Fera, que tinha um bom coração, é incrivelmente divertida, inteligente e gentil nessa versão - ele tem até um solo no filme, que é muito bom, por sinal. Além disso, os dois tiveram muita química.

Os demais personagens também foram aperfeiçoados: Maurice é mais atento, ativo e presente; Gaston está menos bobão e mais cruel; LeFou tem mais personalidade e se incomoda com as atitudes de Gaston; já os moradores do castelo têm ainda mais destaque e continuam carismáticos e engraçados.

Gostei bastante das modificações, pois deixaram a história mais apaixonante e completa, além de darem a oportunidade de entender e conhecer melhor os personagens. Quanto à atuação, o elenco estava formidável. Emma Watson é a cara da Bela e deu um toque feminista à personagem; Dan Stevens deixou a Fera mais humana e engraçada (os efeitos especiais foram tão perfeitos que era possível ver nitidamente sua expressão no rosto dela); Luke Evans deu a Gaston aquele ar pomposo na medida certa e soube ser bem cruel e pedante; e Josh Gad fez um LeFou diferente e seu final foi ótimo. 

Com atores de peso, como Ian McKellen, Emma Thompson, Ewan McGregor e Kevin Kline, foi fácil se encantar (novamente) por cada personagem - a bruxa também merece destaque. Sou um pouco suspeita para opinar, pois sou fã de quase todos os atores que participaram do filme, mas, podem acreditar, eles conseguiram dar vida aos personagens do desenho. Quanto às músicas, as novas complementaram de forma harmônica a história, e as antigas ficaram mais lentas/pausadas do que as originais, mas isso não foi problema.

Eu poderia continuar escrevendo por horas sobre A Bela e a Fera, mas, para resumir, o filme é fiel e autêntico ao mesmo tempo, com uma história rica em detalhes, um cenário idílico, uma linda trilha sonora, esfeitos especiais de tirar o fôlego, ótimos diálogos, cenas engraçadas, temas importantes - como homossexualidade, alienação, ignorância, preconceito e representatividade - e excelente caracterização. 

  • Título original: Beauty and the Beast.
  • Direção: Bill Condon.
  • Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Josh Gad, Kevin Kline, Ewan McGregor, Ian McKellen, Emma Thompson, Stanley Tucci, Audra McDonald, Gugu Mbatha-Raw, Nathan Mack, Hattie Morahan, Adrian Schiller.
  • Roteiro: Stephen Chbosky e Evan Spiliotopoulos.
  • Trilha sonora: Alan Menken, Howard Ashman e Tim Rice.
  • Recomendo! ❤

32 comentários:

  1. Miga, sua loca, seu texto me deixou com vontade de ver o filme, mesmo que eu prefira a Branca de Neve >.< meu namorado também ama esse filme e, assim como você, assistia o desenho todos os dias hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Que lindo.
    Eu amo A Bela e a Fera, e assim como você assistia o desenho quase todos os dias, adorei saber que o filme se mantém fiel a história, por que ficaria muito triste se não fosse assim, simplesmente MI.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, adorei sua resenha tão sensível! Também amei o filme e me apaixonei pela canção solo do Fera... Já estou planejando mais uma ida ao cinema porque parece que uma vez só não foi suficiente! Que filme maravilhoso!!! 🌹💙

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito dessa história, mas olha que esse filme me deixou com vontade de ir no cinema ♥
    E depois de tudo que você disse... É claro que quero ir!!

    Adorei!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Também adorava o filme vamos ver se vamos apaixonar por esse também ainda que eu prefira em forma de desenho mas acho que vou dar uma conferida já vi comentários bem positivos.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. oooi ainda não assisti ao filme, mas estou bem aciosa para ver essa nova versão!
    adorei a resenha, seu blog é lindo !
    beijinhos bom final de semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Rafa!
    Para mim não tem conto de fadas mais perfeito que esse e ver que a nova versão está infinitamente melhor, com atores maravilhosos que admiro muito, músicas novas e todos os efeitos tecnológicos bem aplicados, tenho de correr para o cinema e assistir.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela,
    Estou com muita vontade de assistir ao filme. Eu adoro a história de A Bela e a Fera, pois não se trata só de um romance, é uma história de amizade, lealdade, companheirismo e amor verdadeiro, sem falar de todo elemento fantástico e mistério que envolvem a trama. A escolha dos atores não poderia ter sido outra, a fotografia e a trilha sonora estão espetaculares. Espero poder assistir ao filme logo e me divertir e me emocionar com os personagens!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafaela!

    Eu assisti o filme ma quinta-feira e sai do cinema com coração saltitando de emoção, um dos filmes mais lindos que já vi <3 todas as cenas que eles acrescentaram ficaram maravilhosas, a forma como direto se aprofundou na aproximação dos dois foi realmente linda, eu nunca mais queria sair daquele cinema, a cena que mais gostei foi a que a Bela esta lendo enquanto eles andam no jardim, então surge um lago congelado, simplesmente perfeito, um sonho realizado não? Fico feliz que tenho amado tanto quanto eu <3

    beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa!!
    Adorei a postagem estou louca aqui para assistir A Bela e a Fera!! Sempre gostei muito desse história e então não posso perder agora que a Bela é interpretada por Emma Watson!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    O melhor filme de contos de fadas q eu já vi!!
    Estou mto ansiosa pra assistir, coração não aguenta mais!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafaela! Tudo bem? Eu era tão fã de A Bela e a Fera quando criança que escrevia as letras de todas as músicas num caderninho hahaha Estou muito ansioso para conferir essa adaptação.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafaela! Que bom que já conseguiu ver o filme, eu quero muito assistir pois é a minha historia favorita da vida, desda primeira vez que assisti o filme da Disney na versão desenho, confesso que fiquei muito feliz quando descobri que iriam fazer o filme na versão humana, era tudo o que eu queria, pois amei Cinderela, sai do cinema arrepiada, e sinto a mesma sensação quando assisto o trailer do filme A bela e a fera. Não vejo a hora de assistir.
    Beijinhos <3
    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rafa!
    AAAAAAAAHHH... PRECISO VER ESSE FILME LOGO!!!
    Assim como você, também sou superfã e assisti várias vezes quando criança (minha família não suportava mais me ouvir pedir para coloca a fita do desenho). Imagina a minha ansiedade para ver o filme. Sei que vou amar. Li sua opinião com o coração acelerado de ansiedade, querendo assistir agora!!!
    Amei o post.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa! Ontem fui assistir e não consegui, vou deixar para a próxima semana e estou super empolgada. Tantos elogios que vi, acho que não tem como não gostar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Que felicidade assistir filme em cinema
    Então gosto bastante da historia de Bela e a Fera, acho lindo o que podemos levar para vida neste tipo obra. Estou bastante ansiosa para ver tbm, mas infelizmente não sera no cinema como vc

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    nossa estou doida para ver o filme.
    A Bela e a Fera é um dos clássicos preferidos e não vou deixar de ver no cinema.
    Adorei a resenha!!!

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  18. Oie Rafa =)

    Eu chorei tanto assistindo a esse filme <3 Está tão lindo, mas tão lindo que estou com vontade de assistir de novo rs...

    Fico perfeito! Um dos melhores filmes da Disney dos últimos tempos em minha opinião.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  19. Rafa! Você descreveu tudo o que eu queria dizer sobre esse filme, sai toda chorosa com o sorrisão no rosto da sala e não vejo a hora de ver novamente, sempre foi e sempre vai ser meu filme de contos de fadas favorito <3


    Beijos,
    Amanda.

    • http://explorar-te.blogspot.com/ •

    ResponderExcluir
  20. Amo essa história, estou super curiosa pra assistir esse filme, aqui na minha cidade ainda não chegou, vejo todo mundo falando maravilhas desse filme.

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa!
    Que bom que o filme está correspondendo às expectativas (e eram muitas as expectativas, né) Mas quem não ama A Bela e a Fera? Eu não chegava a assistir todos os dias como você, mas também era um dos meus favoritos (esse e Aladdim hehe).
    PS: Nossa....ouvi mesmo a voz do narrador.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ontem fui ver o filme chorei no final é lindo tudo foi maravilhoso e tudo que vc descreveu foi magnifico tudo igualzinho pra ser sincera, chorei de novo.

    ResponderExcluir
  23. Rafaaaaaa
    Como não amar? COMO?
    Eu também fiquei com um sorriso bocó no rosto durante o filme todo.
    Também gostei dos acréscimos, porque explicou melhor a história e acaba com os furos de roteiro que a gente nem pensa quando é criança.
    Os atores são maravilhosos! Ewan McGregor e Sir Ian McKellen ficaram maravilhosos!
    Ameeeeeeeeeeeeei!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  24. Oii Rafa!!
    Ai menina, esse foi um dos meus filmes prefes na infância, e ainda não pude assistir essa nova adaptação , mas me emociono toda vez que revejo o trailer.
    Pela sua resenha, deu pra ver que é mágico!
    Lindo e apaixonante, e pelo jeito, mais legal que a animação!
    Aiiiii não vejo a hora de assistir!
    E com a Emma então, deve ter ficado lindíssimo! rs
    bjssss

    ResponderExcluir
  25. Chorei quando assisti, é tão nostálgico, Emma Watson é uma Bela perfeita. Também amei os acréscimos e esta versão se tornou minha favorita.

    ResponderExcluir
  26. Adoro a Bela e a Fera, fiquei com bastante de assistir ao filme, ainda mais que a adaptação ficou impecável, gostaria que tivesse mantido o ritmo normal das músicas. Você ver os personagens dos desenhos ganhando vida é extraordinário, quero muito assistir.

    ResponderExcluir
  27. Quem não conhece essa história (se é que isso é possível \o/) não sebe o que está perdendo. É impossível não ficar com esse sorriso no rosto haha, tem gosto de infância, ainda mais por retratar o desenho tão bem.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  28. A história já era maravilhosa e com a adaptação ficou melhor ainda,a atriz é uma maravilhisa e ninguém melhor do que ela pra fazer esse papel.Por fim essa história tá maravilhosa não fui assistir ainda mais quero muito ir ver

    ResponderExcluir
  29. Oi Rafaela, tudo bem?
    Está aí uma história que não importa quanto tempo passe, sempre vou amar. Desde pequena sou louca pela Bela e quando eu vi a adaptação maravilhosa que eles fizeram, quase tive um treco kkkk
    Super recomendo.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  30. Desde que soube do lançamento deste filme, fiquei bastante animada para poder ir aos cinemas assistir, porém infelizmente não tive oportunidade, por isso estou ansiosa para eles logo divulguem na internet para assistir. E possível notar que o filme ficou ao meus tempo autêntico, por causa de algumas mudanças, mas ao mesmo tempo fiel a premissa da estória. Complemente apaixonada, e ansiosa.

    ResponderExcluir
  31. Oi Rafa! Quem não gosta de A Bela e a Fera não é mesmo? Eu assisti o filme e está tudo muito bem feito mesmo. Só não gostei muito da atuação da Emma como Bela. Ela tentou adicionar um toque feminista, mas isso não significa uma personagem sem expressão (que é o que a Bela têm muito). Fiquei super decepcionada com ela na cena do Lumiere cantando Be Our Guest e ela tava simplesmente com a cara: ok, blz, vlw Lumiere. Mas, enfim, o filme tá muito bem feito realmente e a Disney investiu pesado. Recomendo muito pra quem ainda não assistiu.
    bjus

    ResponderExcluir
  32. Oi Rafa ;)
    A Bela e a Fera é meu conto de fadas preferido, amo demais!
    Adorei o filme, os efeitos, as atuações (principalmente da Emma).
    E o que falar da trilha sonora, incrível! Sou viciada nas músicas "novas" Evermore e Days In The Sun S2
    Bjos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária