O que a Aline leu? "Quando o amor bater à sua porta"

Hey, leitores!

Deem um olá para a nova colunista do blog, a Aline. Todo mês terá resenha. 
Meu nome é Aline. Sou paulistana, casada e aquariana. Os livros para mim são a oportunidade de viajar pelo tempo, tornar os personagens meus amigos e vivenciar muitas aventuras.
Quando o amor bater à sua porta, de Samanta Holtz.
Editora Arqueiro - 303 páginas.

O livro nos conta a história de Malu, uma escritora de 29 anos, bem-sucedida, moradora da cidade de São José dos Pinhais (vizinha à Curitiba) que tem uma rotina muito bem estabelecida. Ela pedala todos os dias até o aeroporto, visita seu avô, Sargento Inácio, em uma casa de repouso, lê a coluna do Doutor Love no jornal e tem uma secretária atrapalhada (e sua fã número 1), Rebeca.

No início, Malu se mostra totalmente diferente do que seus leitores esperariam dela, afinal, suas histórias de amor são lindas e trazem sempre o final feliz que todos gostam. Porém, na verdade, Malu não acredita que é possível viver estes amores na vida real.
"As roupas mudaram, os costumes mudaram, as pessoas mudaram. Mas, dentre todas as mudanças, há um ponto, apenas um ponto que permaneceu igual: o amor."
Um belo dia, um homem surge à sua porta, após sofrer um acidente e perder a memória, trazendo apenas um pouco de dinheiro, um papel com o seu próprio nome, o nome e o endereço de Malu, a data de uma reunião entre eles e o coração cheio de esperanças de encontrar suas lembranças. Uma coincidência chama a atenção de Malu: este homem tem o mesmo nome do personagem do livro que está escrevendo, Luiz Otávio.

O encontro entre Malu e Luiz Otávio traz à tona um passado que ela acredita ter sido deixado para trás. Com o passar do tempo, os dois mergulham na busca dos seus verdadeiros "eus" e percebem que há muita coisa em comum entre eles. Malu, que a vida lhe deu motivos para endurecer feito uma rocha, percebe que nunca deixou de ser uma mulher sensível e redescobre o amor.
"Quando ele chegar, não o estrague buscando suas interpretações. O amor é um barco à deriva que ninguém deve tentar controlar; apenas sentir o vento. Não resista. Não tente fugir. Apenas deixe-se levar. Deixe-se amar. Deixe-se."
A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi que Malu mora na cidade de São José dos Pinhais. Creio que a intenção é mostrar que histórias de amor podem acontecer em qualquer lugar, não precisa de um cenário "clichê" para isso.

A narrativa (em terceira pessoa) é leve, cativante e prende o leitor do início ao fim. A autora tem o cuidado de escolher nomes e detalhes que juntos formam um envolvente quebra-cabeças. 

Sabe aquela sensação de querer terminar logo o livro e conhecer seu final, mas, ao mesmo tempo, não querer que ele acabe? Vivi essa sensação muitas vezes.

Outro ponto interessante é o fato da história se passar nos dias de hoje, fazendo com que a personagem pareça ser uma amiga, uma prima próxima ou, quem sabe, a própria leitora (ops! Já sou casada com o meu grande amor! Hehe). O livro nos faz pensar se, ainda hoje, é possível acreditar em amor, em finais felizes, em coincidências. Posso garantir que: SIM!

Confesso que achei as cenas finais "hollywoodianas" demais, mas isso não tira o encanto dessa linda história.
"Hoje, aprendi que o amor é como um pássaro; às vezes pousa em nosso ombro, às vezes foge de nós. Cabe a nós aprendermos a reencontrá-lo sempre que ele ressurge sob novas formas e valorizar cada momento em que se faz presente."
A capa do livro é delicada e foi muito bem escolhida. Houveram pequenas falhas de revisão, mas que passam despercebidas. Outras surpresa foi que o livro traz indicação de uma playlist que quem gosta de ler ouvindo música (eu, porém, não consigo). Há uma música para cada capítulo.

Enfim, não perca a chance de conhecer Malu e Luiz Otávio! 

36 comentários:

  1. Já li várias resenhas sobre esse livro, mas a sua foi a mais detalhada e esclarecedora.
    Fiquei bastante curiosa pela leitura.
    Amei a sua resenha. ♥
    Art of life and books,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço seu comentário.
      Espero que você goste do livro tanto quanto eu. Depois nos conte o que achou, ok?

      Excluir
  2. Também já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e achei fofinho, só que a parte de um homem bater à porta com tudo perfeitamente arranjado assim eu achei um pouco forçado... Mas tudo bem, se o resto compensar, vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana.
      Posso te adiantar que as informações que o Luiz Otávio possuía eram muito poucas para que ele pudesse recuperar suas memórias. Eram só "a ponta do iceberg". ;)

      Excluir
  3. tenho lido bons comentários a respeito do livro e que muito tem me animado a lê-lo, será minha primeira impressão de um livro da Samantha, mas creio que se a obra tiver a metade da simpatia e carisma dela será maravilhosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaila!
      Este foi meu primeiro livro da Samanta. Pretendo ler outros, pois me agradou bastante.

      Excluir
  4. Eu acabei de ver esse livro no Facebook vou ler mas pelo que já vi tenho certeza q vou amar a história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wanessa!
      Espero que goste do livro. Depois, compartilhe conosco suas impressões, combinado?

      Excluir
  5. Oi gente! O final realmente foi muito final de filme, mas fora isso, achei a história bem crível e totalmente encantadora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cida!
      Concordo com você. A história é encantadora.

      Excluir
  6. Não gosto tanto do gênero, mas confesso que fiquei curiosa para ler a história depois da sua opinião.
    Realmente a capa é bem delicada e ficou linda

    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naty!
      Espero que este livro te surpreenda. A capa traz a mesma delicadeza da narrativa.
      Depois, nos conte o que achou, ok?

      Excluir
  7. Oie,
    já ouvi muitos elogios deste livro e estou bem curiosa para conhecer a história.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Espero que goste do livro. Depois, nos diga o que achou.

      Excluir
  8. Oi, Aline! Tudo bem? Não gosto dessa capa, mas já li alguns comentários a respeito dele que me fizeram querer lê-lo. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony!
      Agradeço o comentário.
      Espero que goste do livro.

      Excluir
  9. Querida Aline,

    Que delícia saber que meu livro estreou a coluna nova aqui do blog, e com essa resenha tão linda!! ^^ Muito obrigada pelas palavras, fiquei muito feliz em saber que gostou da história!

    Beijossss
    Sam :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samanta!
      Fiquei muito feliz com seu comentário.
      Adorei começar esta coluna com este livro tão encantador. Parabéns pelo trabalho!
      Beijo.

      Excluir
  10. O que mais chamou minha atenção foi o Luiz Otávio sem memoria. O pouco que conheço da escrita da autora e gosto muito. Amo historias ambientadas no Brasil. A capa do livro esta linda. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciane.
      Também me chamou a atenção o fato da história se passar no Brasil.
      Depois nos conte o que achou.

      Excluir
  11. Parece ser um livro muito gostoso de ler, ainda mais se for desses que você quer saber logo o fim mas não quer porque está bom demais lendo.
    Achei ele bem interessante e bonito, a história parece ser fácil e envolvente, dessas para se perder lendo. O uso de uma cidade diferente é bem legal também por sair dos clichês. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Cristiane!
      Vale a pena ler. Você não verá o tempo passar.

      Excluir
  12. Oi, Aline!
    Eu vi esse livro entre os lançamentos da Arqueiro, mas naquele mês de pedidos de livros acabei ficando com outros.
    Mas com essa resenha tão fofa, com um livro tão amorzinho, quero ler.
    Até anotei para comprar depois <3
    Adoro livros sobre escritores. Afinal, sou uma, né?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teca.
      Esse livro é encantador. Vale a pena passá-lo na frente de outros da sua lista de compras. Hehe

      Excluir
  13. O livro me chamou muito a atenção, e nada melhor do que sair dos clichês né? A capa esta linda! Já quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicoly!
      Depois nos conte o que achou do livro, combinado?

      Excluir
  14. Ja conhecia o livro e ja vi várias resenhas mas, essa é a melhor!<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mary!
      Agradeço o elogio. Quando ler o livro, nos conte o que achou, tá?

      Excluir
  15. Li varias resenhas e estou muito interessada no livro a algum tempo, adoro romance e acho que vou amar o livro.

    ResponderExcluir
  16. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um nacional, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  17. Li ele mês passado, mas confesso que me decepcionei bastante!
    Estava cheia de expectativa, porém, achei chatinho. A Malu sem e o Luiz também!
    E aquela "aventura" que acontece com eles também achei desproporcional.
    Enfim, não foi das melhores leituras, apesar de autora escrever bem.
    bjss

    ResponderExcluir
  18. Resenha super detalhada...
    Então... vejo muito (muito mesmo) alvoroço em torno deste livro... seja no Twitter, Insta, Face... enfim... o povo sempre comenta muito sobre... e são sempre comentários muitos positivos,mas eu ainda no tive a oportunidade de ler...

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Estou bem curiosa em relação a esse livro, só vejo resenhas positivas, e adorei a ideia da playlist com uma música para cada capítulo, vou procurar ler o quanto antes.
    Parabéns pela resenha, beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  20. Gostei muita da resenha!! Quero muito ler esse livro esse ano!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Eu amei o livro...tb achei o final um tanto quanto "exagerado", mas não tira o prazer da história...muito envolvente e gostosas surpresas..

    ResponderExcluir
  22. Tem algum tempo que quero ler esse livro, já que além de ser de uma autora nacional, ainda sim consegue ser uma estória cativante e envolvente, que foge dos clichês. Quero muito adquirir meu exemplar.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária