Resenha de "Soppy: Os pequenos detalhes do amor"

As criações da artista Philippa Rice vão de histórias em quadrinhos e ilustrações, a animações em stop motion e crochê; e incluem a webcomic My Cardboard Life, além de seis livros publicados.

Trocar mensagens, ir ao cinema ou a um restaurante x, se desentender (às vezes) e amar a companhia do outro são coisas comuns num relacionamento. Entretanto, ele não é baseado apenas nessas ações.

Quando um casal decide morar junto, os pormenores importam muito mais e dão sentido a uma relação feliz (e saudável). O amor e o companheirismo se revelam nos pequenos gestos: dividir as tarefas domésticas, preparar uma xícara de chá, decorar a casa, aturar o mau humor, ler juntos no sofá, fazer às pazes depois de uma briga, dormir grudados ou esparramados, preparar o café da manhã, conferir o que o companheiro está fazendo, aceitar as manias e diferenças do outro, receber um carinho inesperado, etc.

Soppy é feito de detalhes importantes que passam despercebidos no dia a dia, no qual as pequenas ações ganham voz e movem a história do casal. Através de ilustrações delicadas nas cores vermelha, preta e branca, Rice confirma a teoria de que a felicidade também está nos pormenores e na rotina, que basta olhar ao redor para percebê-la.

Com sutileza e bom humor, a história retrata desde a primeira conversa até a convivência morando juntos. Philippa se inspirou em sua própria relação com o namorado para criar Soppy, e o resultado foi como um abraço: acolhedor, doce e palpável, pois é possível se identificar não só com algumas situações, mas também com os personagens. Outro aspecto pertinente é o cotidiano em si, porque nele pode-se conhecer de fato a outra pessoa e compartilhar com ela momentos e sentimentos em sua totalidade. 

Por ser uma história em quadrinhos, a leitura é muito rápida e dura menos de 1 hora. A frase "uma imagem vale mais do que mil palavras" adquire sentido neste livro, já que as ilustrações são suficientes para envolver o leitor e fazê-lo se encantar com o significado de cada uma delas. Porém, apesar de serem raros, há diálogos fofos e engraçados/sarcásticos.

A editora fez um trabalho lindo ao incluir desenhos minimalistas na segunda e terceira capas, além de algumas páginas vermelhas. Resumidamente, Soppy emana amor a cada página e traz à tona a percepção de que qualquer relação é moldada por pequenos gestos. Afinal, mais do que as grandes ações, são os detalhes que amadurecem o relacionamento e demonstram o quanto amamos.


Querem ganhar um exemplar de Soppy: os detalhes do amor? Participem do sorteio.
  • Escrito e ilustrado por Philippa Rice.
  • Editora Fábrica 231.
  • Tradução: Gustavo Figueiredo.
  • 111 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. 
*Exemplar para resenha.

33 comentários:

  1. Que graça de livro <3
    Eu achei a ideia dele genial, pois realmente, nessa nossa vida de correria, mal percebemos essas pequenas gentilezas, essas demonstrações de afeto. Esse livro deve ser puro amor, já quero! <3 Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Encantadora a história. Fiquei com vontade de ler agora.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um daqueles bem "gracinha", super fofo por mostrar o cotidiano de um relacionamento de forma tão delicada e sensível. É um tanto diferente, achei bem legal essa ideia dele e é uma ótima dica pra dar de presente também, porque emana amor mesmo *-*

    ResponderExcluir
  4. Ai que bonitinho <3, fiquei encantada.
    Não leio muitos quadrinhos, mas fiquei interessa nesse por tratar dos detalhes do dia-a-dia que acabam passando despercebidos, ainda tem alguns (raros) diálogos sarcásticos <3, QUERO rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Que lindeza, amei!
    Já quero!
    As ilustrações são lindíssimas, e a história parece ótimo. Bem romântica, fofa, e focalizada nos detalhes simples, porém superimportantes.
    Lindas as fotos que postou!
    bjos
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa que fofo!
    Não conhecia o livro, mas achei uma graça.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai que livro super fofo, lindas as ilustrações, curto muito histórias em quadrinhos, esse livro já está na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  8. Own!!! Eu tô namorando esse livro ♥ É mais lindo do que eu imaginei!!!
    Que traços!! Que cores! E que história!!! Amei!!!

    Perfeito!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Pelas fotos das ilustrações da pra perceber que o livro vai retrata de maneira bem sutil a realidade de como e viver em casal, e não só os pontos positivos, mas também os negativos, até porque nenhum relacionamento só vive momentos de mar de rosas. Amei a premissa do livro, e pretendo com certeza adquirir.

    ResponderExcluir
  10. Achei incrível esse livro a historia e tratada de maneira muito cheia de detalhes mas com um sutileza as ilustrações são perfeitas.Pretendo sem duvidas alguma adquiri-lo...

    ResponderExcluir
  11. As ilustrações são fofíssimas e é possível perceber a delicadeza em cada desenho. Adorei as cores escolhidas para a ilustração. Quero o livro na minha estante.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa!!!

    Adoro histórias em quadrinhos e estou babando por esse livro!! A edição parece ser muito fofa!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Que fofura de livro! Quero muito! O amor está nas pequenas coisas e esse livro é um lindo lembrete disso *-*

    ResponderExcluir
  14. Oie Rafa =)

    Todo mundo está falando tão bem desse livro que estou ficando curiosa. Ele parece ser uma fofura mesmo. Vou ver com a minha amiga que leu se ela me empresta rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Que fofo! Acho que por ser composto por ilustrações torna o livro mais singelo e comovente. E além disso apresenta coisas importantes, já que a rotina pode ser um fator destruidor nas relações se não souber como lidar com ela.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa, sua linda, tudo bem?
    Estou completamente apaixonada!!!! Que livro mais lindo, tanto a parte gráfica, as ilustrações, quanto a história. Sabe, eu acredito que o amor tem que ser cativado e renovado diariamente. É esse cuidado nas pequenas coisas que fazem a diferença. Amei, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Rafa
    não conhecia o livro, mas estou em uma vibe tão boa com HQs desde que terminei Persépolis.
    Que fofo as ilustrações. Me vi em algumas delas rs
    Amei. Acho que vou presentear maridón com esse livro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa,
    Não tenho o costume de ler HQs, pois tenho dificuldade em me envolver com a estória. Mas se um dia bater aquela vontade de ler uma HQ, a dica já esta anotada.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou louca com esse livro! Vi algumas ilustrações e apaixonei, o tema ainda me interessa muito. Amei sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de adquirir um exemplar! (:

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  20. Ai, Rafa, que coisa mais amor!
    Ameeeeeeeeei essa lindeza!
    Já tinha visto algumas ilustrações dela no Facebook, mas não sabia que tinha livro.
    Eu quero!
    <3
    Se a gente não prestar atenção, perde o brilho das coisas lindas do dia a dia.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa! Vi o pessoal favoritando no Skoob e não tinha lido uma resenha ainda para saber mais e adorei o que você trouxe aqui. Dizem que felicidade está nas pequenas coisas da vida e acho que são aqueles gestos e atitudes menores que mostram no dia a dia que o amor é construído com eles até se tornar algo grande. Adorei.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Oi, Rafaela! Tudo bem? Nossa, que coisa mais linda! Estou apaixonado! Sério. Já quero ler essa graça que é Soppy. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rafa!
    Eu quero!!! Parece ser muito fofo e bonitinho. Não conhecia Soppy, acredita? Mas já adorei antes mesmo de conferir. Adoro quadrinhos. <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Que fofura Rafa!!!
    Amei a temática e a paleta de cores utilizada nas ilustrações, gostaria muito de conferir o livro em mãos ♥
    Beijos... Elis Culceag.​ * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, achei bem interessante e criativo, dica anotada, ótima resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gostaria muito de ler esse livro, achei muito interessante!!Bjss

    ResponderExcluir
  27. Oi, Rafa.
    Amei ler sua resenha. E cheguei a conclusão de que Soppy é o amor em forma de livro. As imagens além de serem singelas, demostram grandes sentimentos e faz todo leitor se apaixonar por sua história.
    Adoraria ter a oportunidade de ler esta linda história em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Eu amo livros com ilustrações e quero muito ter esse na minha coleção,ainda mais falando de relacionamentos e seus gestos tão peculiares; ficou lindo nessas 3 cores.

    ResponderExcluir
  29. Aii que livro mais lindo.
    Quando vi pela capa, já achei fofo, mas não imaginava que fosse tão encantador assim, primeiro pelo quadrinho retratar a convivência de um casal, de uma forma tão linda que motiva e nos faz pensar em mudar algo que estejamos fazendo errado, porque como você falou são os pequenos detalhes que fazem a diferença, já vi que esse livro ainda vai me inspirar muito e me divertir tbm, porque estou aqui sorrindo de amores por essas ilustrações.
    Realmente me encantei, é muito mais lindo do que eu esperava, quero muito ler.
    Bjoes...

    ResponderExcluir
  30. A capa é maravilhosa e as ilustrações estão lindas, achei que esse livro iria ser mais para o publico "infantil", adorei e estou mais que ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é uma das coisas mais lindinhas que existe para ler com o seu amor!
    Essa capa é linda, as ilustrações são incríveis e o melhor, mostrando exatamente isso, pequenas atitudes, coisas simples mais que fazem a diferença se você for capaz de perceber. Simplesmente um amorzinho de livro!!

    ResponderExcluir
  32. A história e linda e as ilustrações são maravilhosas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária