Resenha de "Inverno Negro"

Colunista do Potterish, Stefano Sant' Anna formou-se em Jornalismo e contribuiu com textos para vários blogs de conteúdo nerd, literário e cultura pop. Inverno Negro é seu livro de estreia.
"Nunca havia passado pela minha cabeça que eu tinha nada mais nada menos do que um reino à minha disposição! E não um reino do Brasil colônia, mas um reino de verdade. Em outro mundo..."
Aos dezesseis anos, Leonan Albuquerque é apenas um garoto comum que mora com a mãe em Boa Esperança. Como Lydia nunca lhe deu amor, atenção ou explicações sobre o pai, ele se tornou solitário, desconfiado e antissocial, e se isolou do mundo ao redor.

Quando Leonan recebe a inusitada visita de um guerreiro que o manda voltar para seu planeta natal, a vida monótona se transforma em algo inimaginável. Após uma série de revelações e acontecimentos, ele descobre que é herdeiro de Starlândia, e seu pai, o Grande Rei, está desaparecido. Confuso, o jovem é enviado, através de um portal, para Agnithi Vergo e se depara com um mundo devastado pelas farpas do inverno negro.

Enquanto tenta digerir a nova realidade e as informações que recebeu, Leonan conhece os irmãos Meydym, Pittsonn e Samyra, que lhe ajudam a controlar e entender o poder do Éter (a maior substância do planeta). Quando um ataque fatal acontece, eles se unem para encontrar o rei, Lohan - irmã de Leonan - e Jam - pai dos Meydym. Durante esta busca, o príncipe ainda terá de salvar seu reino / o planeta inteiro das garras de Tróvis e acabar com a maldição do inverno negro, mas o caminho é sinuoso e o tempo, curto.
"A cada minuto que se passava, mais eu me dava conta de que pessoas estavam arriscando a vida para tentar me manter vivo. E se eu tinha chegado até ali, não poderia falhar!"
Com criatividade, o autor nos transporta para um mundo completamente novo e bem caracterizado - cenário, população, cultura, etc - que instiga por suas singularidades. Este foi o aspecto mais interessante do livro, pois Sant' Anna pensou em cada detalhe de Agnithi Vergo e, através deles, tornou a narrativa ainda mais crível - além de unir o clichê "garoto descobre que é especial e deve salvar o mundo" com uma trama rica.

A história, narrada por Leonan, segue num ritmo bem ágil e desenfreado, com direito a trechos sangrentos e muitos segredos. Por ser um livro introdutório, há vários assuntos mal resolvidos e, por isso, a maioria dos mistérios não é revelada; mas, apesar de não saciar a curiosidade, Inverno Negro apresentou os principais problemas que atingem o planeta e a jornada do herói.

Todas as personagens tiveram um desenvolvimento interessante e foram bem construídas; porém, as motivações do vilão não ficaram tão claras e soaram um pouco banais. Altruísta, Leonan amadureceu bastante e ganhou tudo o que sempre sonhou: família, lar e amigos. Pitt é um garoto determinado, leal e forte, apesar de viver à sombra da irmã. Samyra é mal humorada e durona, mas fiel aos amigos. Entretanto, infelizmente, não consegui sentir empatia ou criar algum vínculo com nenhuma personagem.

O desfecho foi um indício de que a história vai muito além do que aparentava, e o segundo livro promete grandes acontecimentos. Devido às personagens e certas atitudes, algumas passagens foram um pouco maçantes, mas a leitura continuou fluida. Cabe mencionar que, apesar de o vilão mal aparecer, todas as suas atrocidades e maldades ficaram bem evidentes.


A editora fez um excelente trabalho e tornou o livro ainda mais convidativo ao presentear o leitor com um mapa detalhado do planeta e uma capa bonita. Os fãs de fantasia encontrarão um mundo vasto e peculiar, repleto de mistérios e reviravoltas, além de uma continuação promissora.
*Exemplar para resenha.

22 comentários:

  1. Oie Rafa =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas gostei bastante da premissa.

    Gosto muito de histórias em que é visível perceber a evolução dos personagens, como também quando o autor consegue deixar aquele gostinho de quero mais.

    E pelo visto é exatamente isso que acontece aqui.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece bem interessante essa história. Gosto de livros que exploram e criam outros mundos, novas culturas e um modo de vida totalmente inusitado. Esse parece fazer muito bem isso, ainda mais se for bem escrito e com esse jeito rápido e sangrento. Parece ter ação e ser do tipo que a gente come páginas ao ler. Gostei dele, é uma boa dica. E coim direito a mapa, bem cara de livro de fantasia mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa! Um livro com uma premissa interessante e pelo visto criativa, achei bem e por ser de um gênero que aprecio vou deixar a dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Achei meio clichê, o protagonista descobrir de repente que é de outro mundo, e tal. Mas mesmo assim gostei e fiquei curiosa para ler.
    Parece ser um mundo fantástico bem gostoso e interessante, cheio de reviravoltas e bem eletrizante.
    Vou anotar aqui e quem sabe ler depois!
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa, sua linda, tudo bem?
    Adoro mapas!!!! Quando os autores inserem um mapa do universo que criaram eles me ganham, acho que torna tudo mais real. Por isso o que chamou minha atenção foi o destaque que o autor deu aos detalhes desse lugar que ele criou, tenho certeza de que ele irá me envolver. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia, mas achei bem legal.
    Vou adicionar na minha lista de desejados

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ooi, Rafa!
    Vi ontem uma outra resenha sobre esse livro e fiquei super curiosa sobre ele.
    Adoro o fato de livros nacionais estejam sendo tão lindos e criativos.
    Dá um orgulho danado, né?
    <3
    Quero muito conhecer a jornada do Leonan e sua nova vida.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Linda resenha!!! Já vi que vou amar a leitura!
    O livro está aqui, mas tive tantos empecilhos que não consegui.
    Mas já sei que vou adorar!!

    Bjkssssss

    ResponderExcluir
  10. Oie Rafa
    triste quando não criamos identificação com os personagens :(
    Gosto de livros assim (só o mapinha já me deixou doida pra ler), mas ultimamente ando correndo de séries rs
    bjs
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei de você também mencionar pontos fracos do livro, até então só tinha visto resenhas extremamente positivas e quando isso acontece uma suspeita fica pairando no ar haha
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, muito interessante o livro <3

    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa!

    O livro parece ser muito bom, adoro uma boa fantasia, com uma boa trama! Adorei o mapa! Gosto quando as editoras se preocupam com os detalhes!!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rafa!
    Quero ler esse livro agora. Adoro histórias que possuem um bom protagonista e um bom desenvolvimento também. Não conhecia o autor e nem a fantasia em questão, mas os pontos que você destacou em deixaram curioso. Principalmente pelo fato do autor ter tido sabedoria ao usar o clichê "garoto descobre que é especial e deve salvar o mundo".
    Espero poder ler em breve.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rafaela! Tudo bem? Você provavelmente vai me achar chato, mas achei o livro bem "mais do mesmo". Em alguns momentos, a premissa me lembrou até de outro livro que já li. Mas enfim, a capa é ótima e a edição parece estar bem bacana! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o autor. Parece que ele criou um universo muito interessante. Primeiro livro de serie com a criação de um novo mundo, com novas regras tende a ser um pouco maçante mesmo, mas quase sempre melhora na continuação. Adorei a mapa que acompanha, deixa a leitura mais interessante. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa!
    Não conhecia o livro. É sempre bom ver autores nacionais despontando.
    Acho bem compreensível que o primeiro livro não apresente muitas respostas nem se aprofunde muito. Se ele conseguiu desenvolver bem os personagens (como parece ter sido o caso), me parece que cumpriu bem a missão.
    Tomara que a série continue empolgante :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Tem mapa \o/ \o/, amo fantasias, mas fiquei com o pé atrás por não ser livro único e você não ter sentido empatia pelos personagens.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia a obra mais adorei a premissa e fiquei curiosa para ler, com certeza vai para a minha listinha de livros desejados.

    ResponderExcluir
  21. Via resenhas deste livro e já estava ansiosa para ler, agora que li sua resenha estou muito mais! Já entrou pra lista.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha!! Não conhecia o livro e também esse autor!! Mas a premissa é bem legal!!

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária