Resenha de "Predestinadas", As Crônicas das Irmãs Bruxas #3

Predestinadas fechou com chave de ouro As Crônicas das Irmãs Bruxas e foi, ao mesmo tempo, um soco no estômago.
"Lágrimas escorrem pelo meu rosto mais uma vez. Quero a minha mãe. Quero alguém para me abraçar, alisar o meu cabelo e dizer que vai ficar tudo bem. Mas eu não sou mais criança e, mesmo que alguém me dissesse isso, não acreditaria. Esta noite parece uma encruzilhada."
No momento em que Cate, Finn e outras Irmãs invadiram o Hospício de Harwood e resgataram várias mulheres e meninas aprisionadas para se juntarem a causa das bruxas ou simplesmente fugirem, a jovem não esperava que tal atitude lhe custasse a perda e o amor de uma pessoa importante. Diante de uma traição tão grande e inesperada, Cate precisa reencontrar suas forças e aprender a lidar com a dor; afinal, os motivos que a mantinham de pé desapareceram. 

Após a notícia de que Harwood foi atacada, um caos ainda maior se instaura em Nova Londres: de um lado, a Fraternidade, liderada por Irmãos decididos a exterminar todas as bruxas e/ou qualquer pessoa que discorde deles; do outro, a parte extremista da Irmandade, comandada por Inês e seu séquito de bruxas com sede de poder e vingança.

Como se as preocupações com Tess e a decepção ao ver Maura pender para o lado mau não fossem suficientes, Cate decide assumir o lugar de Cora, antiga líder da Irmandade, em um grupo secreto que tem como objetivo tirar Irmãos mal intencionados do poder e dar mais liberdade à todos. Enquanto isso, uma febre letal se alastra pela cidade, especialmente pela área pobre, causando revolta entre a população que está morrendo sem a ajuda necessária.

Ao assumir seus poderes em público para salvar uma amiga, Cate torna-se a bruxa mais procurada da Nova Inglaterra e é obrigada a ficar escondida. Por mais que esteja preocupada com a situação de suas irmãs, ela não desiste de lutar pelo bem estar da população que sofre com a febre e por direitos iguais entre bruxas e Irmãos. Ao passo que as irmãs Cahill enfrentam seus maiores medos e desafios, lados opostos unem-se para encarar algo devastador.
"- Mas eu também não acho que seja isso que eu quero. - Ele pega minha mão... Bem ali nos degrauzinhos, bem onde qualquer pessoa poderia nos ver. - Acho que eu devo querer uma garota que seja bem mais extraordinária. Uma garota que arriscaria a própria vida para ajudar as pessoas e para acertar o que está errado... uma garota com aptidão escandalosa para magia e cura... e para beijos."
Assim como os livros anteriores, este também é narrado por Cate, detalhe que ajudou a manter a linearidade da narrativa. Depois do final angustiante de Amaldiçoadas, tive de começar a ler Predestinadas para sanar as dúvidas, pois algo inimaginável e cruel aconteceu. Por ter começado de maneira tão abrupta e impactante, a história segue em um ritmo frenético e sem pausa, principalmente depois que Cate revelou-se diante de todos.

O encadeamento ágil de cada acontecimento pode provocar a sensação de que a narrativa está rápida demais, mas é apenas uma impressão, visto que há clareza e coerência, além disso, tal rapidez condiz com o rumo que a história segue. Minha única ressalva é o epílogo (que se passa dez dias depois de um evento marcante para todos), pois ansiava por mais - o final não ficou aquém do esperado, mas desejava avidamente acompanhar o que aconteceu meses ou anos depois com cada personagem e a Nova Inglaterra.

É possível notar como Cate foi moldada por cada pequeno / grande evento ou atitude alheia; ela tornou-se mais forte, determinada e corajosa, porém, manteve seu lado atencioso e altruísta. A pessoa que vos escreve nunca iria perdoar Maura, por n motivos, e acredito que Cate também não o fez, mas ela não pôde negar o amor que sente pela irmã, mesmo que esta tenha sido um monstro. Por isso, mais uma vez, ela foi minha personagem favorita.

Tess mostrou-se como uma personagem de peso e, apesar da pouca idade, conseguiu lidar com muitas responsabilidades e problemas; seu carisma, doçura e firmeza de carácter fazem com que o leitor goste dela de imediato. É difícil escrever sobre Maura, já que ela foi intragável e antipática desde o início, não posso afirmar que mudei minha opinião, mas, no fim, senti certo compadecimento por ela. 

Igualmente bem construídos, os personagens secundários são adoráveis: Rilla, Rory, Sachi, Mei, Pru, Alice, Merriweather e o pai das irmãs Cahill, que finalmente tornou-se presente e apoiou as filhas. Todos eles compõem um núcleo íntegro, que não se contenta com pouco e busca melhorias. As Irmãs (citadas acima) lutaram por seu lugar de direito na sociedade - como bruxas e mulheres - e essa atitude, além de acalentar meu coração, trouxe mais ânimo para a narrativa.

No meio de tanta pressão, mágoas e perdas, com a profecia tomando forma e uma ação descabida que destruiu sua vida amorosa, Cate pensou que nada de positivo poderia acontecer, mas o amor deles transcendeu tudo e todos. De longe, esse foi um dos aspectos mais lindos da trilogia; ademais, ela e Finn tiveram um final lógico e bonito, apesar de ser triste e feliz ao mesmo tempo.

Sou apaixonada pelas capas desta trilogia e a editora fez um bom trabalho com a revisão de todos os livros, além disso, a primeira página de cada capítulo é composta por arabescos, que combinam bastante com a história. Predestinadas tem aventura, perdas (chorei tanto que minha irmã ficou preocupada comigo), romance e a busca por um futuro melhor; apesar do final digno de deixar um leitor louco e triste de curiosidade, o livro é incrível e mostra que, com perseverança, amor e união, pode-se vencer uma batalha.
  • Escrito por Jessica Spotswood.
  • Editora Arqueiro.
  • Tradução: Ana Ban.
  • 288 páginas.
  • Leiam também: Enfeitiçadas e Amaldiçoadas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. 
*Exemplar para resenha.

22 comentários:

  1. Rafa!
    É uma das séries que mais tenho vontade de ler, primeiro porque as capas são bem atrativas e porque adoro o tema bruxas e gostaria de acompanhar todo o enredo do livro e da série.
    Adoro suas análises bem detalhadas.
    “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”(Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, o que me chamou mais atenção no livro foi o fato de que ela envolvem bruxas. Após ler a resenha, vi que o livro ao todo acabou me conquistando. Além de ter adorado a história em si, por aparentar ser bem construída, pude perceber que os personagens são incríveis, principalmente por todos ter uma certa importância em cada momento da história. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa essa série é muito boa neh?
    Tb amei. Os personagens foram muito bem construídos.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho os dois primeiros dessa trilogia porem ainda não li, estou esperando ter esse terceiro livro em mãos pra começar a ler e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a hora de ler esta série, adoro enredos com bruxas,sem falar que estas capas são bem bonitas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafaela! Tudo bem? Nossas, seus comentários me empolgaram para ler Predestinadas! A premissa da obra chama minha atenção e saber que nela há tantos sentimentos só faz com que eu fiquei ainda mais animado para lê-la! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  7. Oie Rafa =)

    Essa é uma das séries que está na minha wishlist a algum tempo, mas como tenho várias séries iniciadas, quero terminar de ler algumas para começar outra.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa!
    A série não me atrai, mas que bom ver que a qualidade da trilogia se manteve. Tão ruim quando gostamos do primeiro livro e nos decepcionamos com os seguintes. E melhor ainda quando os personagens passam por essa evolução, como a Cate parece ter passado.
    Achei uma graça a sua irmã ficar preocupada com a choradeira, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já li alguns resenhas dessa serie mas ainda não tive oportunidade de começar a ler, gostei da historia e de temos como tema bruxas ainda mais acontecendo no passado também adoro as capa dessa serie é bom quando sabemos que o final não decepciona !!

    ResponderExcluir
  10. Epa! Sua resenha ficou maravilhosa e mostrou todos os pontos importantes do livro. Eu quero ler esta trilogia so pelas suas recomendações :D

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
  11. Não curto livros de bruxas, porém me chamou atenção que você mostrou muitos pontos do livro o que tornou sua resenha rica em detalhes.

    ResponderExcluir
  12. Rafa, não li a resenha por completa devido aos spoilers. Bom, eu estou bem curioso para ler As Crônicas das irmãs Bruxas, possuo Enfeitiçadas, mas desejo comprar Amaldiçoadas antes de começar a leitura, a proposta de irmãs bruxas para cada livro me encanta bastante, um teor mágico e fantasioso me cativou desde o começo do livro. Sem falar, que as capas são lindas e conseguiu arrancar lágrimas suas.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rafa!
    Ainda não li essa série.
    Mas que legal saber que esse último livro começa frenético e continua no mesmo ritmo.
    Essas capas são lindas mesmo! *.*
    Tão bom quando os personagens são bem construídos, mesmo os secundários, ainda mais se são fofos.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Em primeiro lugar, as capas dessa série são realmente maravilhosas. Sempre fico bobo com a qualidade.
    Quanto ao enredo, bom saber que esse não ficou atrás dos anteriores e ainda teve um final digno.
    Talvez confira a obra em breve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa :) Eu não li a série, mas já tinha lido sobre ela. Porém, eu não gosto de bruxas e afins, então esse gênero não me agrada! Então, não tenho muita curiosidade sobre a série :(

    ResponderExcluir
  16. Estou com o livro 1 dessa saga lá em casa \o/
    Fiquei curiosa para ler agora hahaha'

    www.maisumleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa.
      Preciso confessar que não li nenhuma resenha dos outros livros, então estou beeeeeem perdida com isso, mas sua resenha não deixou a desejar e fez com despertasse a vontade de descobrir esse mistério magico.

      Bjsss

      Excluir
  17. Não sabia da existência dessa série, gostei da dica, gosto muito de livros fantasiosos que possuem bruxas, enfim essas histórias, capas bonitas até!
    Nossa conseguiu fazer você chorar? Pelo visto tem uma boa narrativa o livro e você tem um apego pelos personagens haha

    ResponderExcluir
  18. Sabe quando leio resenhas tão cheias de paixão e deslumbramento, fico pensando o que impede que livros ditos tão bons fique apagado do restante do público, se trata de uma série, mas é a primeira vez que leio sobre. E justamente sobre o ultimo livro.
    Gostei bastante do enredo descrito, sou aficionado por seres sobrenaturais,e embora as bruxas não estejam nem entre os dez preferidos, adoro ler sobre elas e pelo pouco que percebi na resenha, elas vivem em uma realidade parecida com a nossa, e isso me anima muito, adoro essas criações que colocam seres sobrenaturais bem ao lado de nossos meros mortais.
    Vou adicionar essa série na minha wishlist, e assim que tiver um lugarzinho sobrando vou adiciona-los a minha estante.

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não comecei a ler a trilogia, mas estou mais que louca por ela!! As capas saão lindonas, e amei cada resenha que li deles!!
    Esse último livro achei que veio com bastante surpresas o que torna ainda melhor e mais curioso o relacionamento dessas irmãs.
    bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rafa!
    Tem bastante tempo que, durante minhas buscas por coleções em promoção no submarino, vi essa série e acrescentei a minha lista de desejos, mas ainda não tive como comprar. Minha lista está enorme e além dos livros que quero comprar, a pilha de leitura também está gigante! Essa é a vida de uma leitora kk' sempre muitos livros pra ler e ainda assim quer comprar mais e mais. O que me chamou atenção, primeiramente, foram as capas que são incrivelmente lindas, segundo que a sinopse me chamou muita atenção. Nunca li nada relacionado a bruxas nesse contexto e fiquei muito curiosa pra descobrir mais sobre as irmãs e a fraternidade. Outra coisa, sempre amei os livros da editora arqueiro. Minha estante tem uma prateleira gigantesca só com os livros deles! Espero possuir em breve esse livro e os demais da série *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante da resenha embora eu não tenha lido nenhum dos livros anteriores e por isso fiquei um pouco confusa, a trilogia das irmas bruxas me interessa muito e espero ler em breve.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária