Resenha de "Bruxa da Noite", Trilogia Primos O'Dwyer #1

Foi com o livro Álbum de Casamento que a Nora Roberts conquistou meu coração mole para boas histórias de amor. Logo, com Bruxa da Noite, esperava encontrar um romance divertido e muita bruxaria.
"Precisava dele, corrigiu-se enquanto limpava os grandes estábulos depois de sua aula com Sarah. Até Cabhan ser derrotado, até o que Sorcha começara tanto tempo atrás ser concluído, todos eles precisavam uns dos outros."
No inverno de 1263, Sorcha, a Bruxa da Noite, evita a todo custo a aproximação de Cabhan, um terrível bruxo das trevas que deseja seu poder. Após a morte do marido, Sorcha transfere seus poderes para os três filhos (Brannaugh, Eamon e Teagan) e enfrenta Cabhan pela última vez. No fim, as crianças partem para uma terra distante; ela morre e ele é quase destruído.

Em 2013, cansada da indiferença dos pais, Iona Sheeehan segue os conselhos de sua avó materna e muda-se para o condado de Mayo, na Irlanda. Com a mudança, ela esperava encontrar um lar, conhecer os primos bruxos, Branna e Connor O'Dwyer, e assumir seu destino como herdeira da Bruxa da Noite. 

Quando seus primos a recebem de braços abertos na cabana azul e a ensinam a aprimorar seus poderes, ela sente que seus sonhos finalmente começaram a se concretizar. Ao conseguir um ótimo emprego nos estábulos locais, Iona conhece Boyle McGrath, administrador do lugar e grande amigo dos O'Dwyer, e se encanta imediatamente por ele. Conforme os dias passam, ela faz novos amigos, pratica sua magia e percebe que a atração pelo chefe é recíproca.

Todavia, no meio de tantas realizações e visões do passado, Iona, juntamente com seus primos e amigos, deve focar no plano perfeito para enfim derrotar Cabhan, que está à espreita com sede de vingança e poder. Só os três, unidos aos três amigos (Boyle, Fin e Meara), podem dar um fim às trevas e, assim, viver plena e tranquilamente.
"[...] Quero tudo que sinto por você, porque não viveria plenamente sem isso. [...]"
A história é narrada em terceira pessoa e dividida em duas partes: os dois primeiros capítulos se passam no ano 1263 e os restantes em 2013. Com exceção de alguns flashbacks, que aparecem através de sonhos ou visões, a narrativa segue de forma linear e ordenada - isso, associado ao fato de que a autora tem uma escrita envolvente, tornou a leitura ágil e fluida.

Roberts criou personagens cativantes e singulares. Iona é a recém chegada ao grupo: pequena, otimista, determinada, carinhosa, tagarela e apaixonada por cavalos; Branna é responsável, séria, sagaz e mandona; Connor é charmoso, extrovertido, leal, bom ouvinte e engraçado. Boyle é mal humorado, durão, sedutor e companheiro; Meara é divertida, forte, fiel e parece uma amazona; Fin é misterioso, persistente, atencioso e inteligente. Eles formam um círculo bem unido, apesar de todas as desavenças e problemas mal resolvidos.

Tornou-se uma tarefa muito agradável acompanhar os personagens, mas não posso afirmar o mesmo sobre a história e alguns diálogos. Se por um lado a premissa é boa e igualmente instigante, por outro falta mais dinâmica ou algum elemento marcante. O que senti quando terminei a leitura é que, mesmo com todos os conflitos, a narrativa não se desenvolveu efetivamente (como uma esteira, na qual andamos e não saímos do lugar).

Quanto aos diálogos, alguns foram tão surreais que não consegui encontrar veracidade alguma neles e não me refiro ao uso de vocabulário rebuscado, mas ao modo como eles falavam, já que ficou muito forçado. Outro ponto pouco aprofundado foi o vilão, visto que Cabhan ficou em segundo plano e não cometeu crueldades de fato. Além disso, desde o começo, é bem óbvio quem ficará com quem ao longo da trilogia.

Gostei do desenho dos galhos na borda da capa, pois coincidem com a descrição do ambiente ao redor da cabana; ademais, encontrei poucos erros de revisão. Bruxa da Noite é o primeiro livro da trilogia e concentra-se na vida de Iona, enquanto os demais irão abordar as vidas de Connor e Branna, respectivamente. Em suma, é um bom livro e tem um romance bem animado e fofo, mas para apreciá-lo verdadeiramente, não tenha tantas expectativas.
  • Escrito por Nora Roberts.
  • Editora Arqueiro.
  • Tradução: Maria Clara de Biase.
  • 320 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo.

29 comentários:

  1. Rafa!
    Adoro a autora e todos seus livros.
    E aqui ainda mais porque o tema bruxas muito me interessa além do romance.
    “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas sou louca para conhecer os livros da autora, só vejo elogios :D

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafaela! Tudo bem? Acho bem legal a ideia da Nora Roberts mesclar romance com bruxaria, mas infelizmente o livro não me chama tanto a atenção... Entretanto, adorei a sua resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, nunca li nd da Nora Roberts, mas Quarteto de Noivas parece legal e divertido. Esse eu gostei da resenha e me interessei msm, eu leria sim ^^

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!

    Menina, não é horrível quando a gente cria expectativas demais sobre um livro e se decepciona? Sempre acontece comigo, infelizmente. Gostei da sua resenha, nem sabia que a Nora Roberts escrevia esse tipo de livro, mas fiquei meio desanimada. Gosto mesmo é quando os vilões tem uma participação especial na história.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Quando os livros se tornam previsíveis acabam me decepcionando. Além disso, esse livro ainda possui um ponto que não me agrada: vilão fraco. Gosto de vilão terrível. rs
    Não sei se leria essa série. Acredito que não.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oie Rafa =)

    Já li esse livro assim como segundo da série e apesar dos pesares que são muitos rs... achei a história boa. Tipo não no nível de outras obras da autora que eu já li, mas uma leitura gostosinha para passar o tempo.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa,
    Adorei todo ambiente do livro *.*
    Ainda não li nada da Nora, mas envolve bruxas, chama minha atenção...
    Mas menina, relacionamento com chefe? Não caia nessa cilada sos haha

    A capa é bem bonita!

    P.S,: Então somos duas que ainda não leram 'A Menina Que Roubava Livros', minha prima tem ele...logo cato de lá haha

    bjs e tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nem um livro da Nora Roberts, mas tenho vários em minha lista de leituras, vi muitos comentários positivos sobre os livros dela.
    Acho linda a capa desse livro, e como a história é relacionada a bruxas e tem romance não tem como não ter ficado interessada.
    Adorei sua resenha, pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa. O que mais me chama a atenção é a presença da magia, bruxaria, feitiços, entre outros aspectos reunidos em um livro da Nora Roberts. Não li nenhum livro da autora, mas confesso que não é por falta de curiosidade. O ar sombrio da série me conquistou do começo ao fim. Gostei!

    ResponderExcluir
  11. Heey!
    Nunca li nada da Nora Roberts, mas essa série dela é muito instigante, com certeza vou fazer o possível para ler seus livros ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  12. Oi, guria! Tudo bem contigo?

    Puxa, que pena que não curtiu tanto assim esse livro da Roberts. Assim como você, minha primeira experiência com o trabalho literário da autora foi com Álbum de casamento, que se tornou um dos meus queridinhos. É uma pena que essa obra não tenha te encantado e que os diálogos tenham se mostrado um pouco surreais. Detesto isso.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa! Eu tive a impressão de não sair do lugar no segundo, neste primeiro, apesar de não ter gostado da mocinha, eu curti a leitura. Estou torcendo para o último ter muita ação.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Ah meu Deus, não sabia que a Nora Roberts tinha um livro nesse naipe.
    Eu a adoro, apesar de não ser fã de romance (gosto dos de época e clássicos), a Nora é muito minha queridinha.
    Quero ler, adorei!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  15. Ta aí uma autora que eu ainda não conheço. Nunca li nenhum livro da Nora. Eu não sou fã de livros de bruxas, então vou procurar algum outro dela para ler, talvez o 'Álbum de Casamento' que te conquistou possa me conquistar também.

    Beijos

    https://arafaelagodoy.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa!
    Eu amo a Nora Roberts mas estou achando essa trilogia fraca, o segundo livro se desenvolve no mesmo ritmo que o primeiro. O carisma dos personagens e a ambientação foram os elementos que mais gostei na história.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  17. Ooi, tudo bom??
    Nunca li nada da autora mas todo mundo fala tão bem dela que fico curiosa. Não gosto quando vou com muitas expectativas num livro com uma ótima premissa, e no final não é aquele que desenvolve bem e talz. Acho que se tivessem explorado melhor o vilão, teria sido uma leitura melhor ainda né
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafa!
    Que pena que os diálogos foram muito fora da realidade e que o vilão não foi aqueeeeeele vilão.
    Geralmente gosto dos livros da Nora Roberts.
    Ainda não encontrei nenhum que eu desgostei.
    Leia dela Lua de Sangue e os do Quarteto de Noivas. Muito amor!
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Também recentemente que fui ler a serie Quarteto de Noiva da Nora Roberts e me apaixonei pela sua escrita, ainda não li nenhuma serie sobrenatural dela por isso fiquei interessada nessa e gostei bastante da historia !!

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Sabe que li o primeiro livro da Nora da Trilogia da Magia que também é sobre bruxas e gostei muito. Estou curiosa em relação a esse livro e espero gostar dele, porém com sua resenha não vou com tanta sede ao pote.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sou louca por livros de mágicas, bruxarias essas coisas, rs e esse já me conquistou! A capa é lindíssima e a história superinstigante!!
    Fiquei fascinada! E dizer que o segundo é ainda melhor!!
    bjos

    ResponderExcluir
  22. Eu me apaixonei pela Nora há muito tempo, quando comecei a identificar em seus romances elementos de fora do gênero, que enriqueciam a trama e os diferenciavam de todos os outros livros. Em Bruxa da Noite também reconheço esses elementos, mas confesso que fiquei um tanto decepcionada quando tu disse que falta aquele quê de veracidade, principalmente nos diálogos. Gosto da ação que a autora impõe às suas narrativas, e curti a forma como ela construiu os personagens desse livro. Vou tentar abaixar minhas expectativas e ler sem esperar uma grandiosidade, para aproveitar ao máximo a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rafa!
    Não tenho a mínima vontade de ler a série. Li o primeiro livro d'O Quarteto de Noivas e não curti. Ainda não consegui entender o motivo de tanto amor pela Roberts. É algo relativo mesmo porque eu não curti. Nem, ao menos, conectei-me com as personagens.
    E sobre este livro em especia, eu sei que não vou gostar, por isso nem arrisco.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ganhei esse livro em um sorteio mas estava com um pé atrás em começar essa leitura.. Não é um tema que me chame muito a atenção, apesar de ver muitos comentários bons a respeito. Mas, após ler sua resenha fiquei com vontade de saber um pouco mais sobre a história

    ResponderExcluir
  25. Esse livro me chamou atenção desde seu lançamento. Com uma capa maravilhosa dessa, fica difícil não se interessar, né? hahah Além da capa me atraído, o livro me interessou por conta dos personagens que, além de bruxos, aparentam ser bem marcantes. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  26. Oii, já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive tempo pra dar uma conferida, adorei o blog, estou te seguindo. Bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nada da autora, mas tenho muito interesse, por qual devo começa? Ja ouvi falar muito da serie do álbum casamento.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Rafa!
    Há tempos vi essa série e o que me interessou de início foi a capa. Achei a capa linda e quando li a sinopse fiquei encantada pelo que a série se trata. Amo fantasias, distopias, romances. Juntar romance com fantasia me deixa deliciada. Nunca li nada da Nora Roberts, mas sei que ela é um autora aclamada pela sua escrita e narração únicas e quando encontrei essa série, estava lendo as sinopses das obras dela. Dentre elas, adicionei essa e quarteto de noivas a minha lista de desejos. Espero adquiri-los em breve!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  29. Esse não foi um que fiquei exatamente louca pra ler por ver as resenhas e o que falaram. Aquele das noivas foi um que fiquei querendo ler pra começar a ler algo dela, mas não consegui ¬¬
    E esse....a trama é legal, tem uma boa premissa mesmo, mas parece que ela se perdeu com o todo. Não sei, mas penso que se lesse não iria gostar e não deu muita vontade de conferir =/

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária