Resenha de "Amaldiçoadas", As Crônicas das Irmãs Bruxas #2

Se comparado ao livro anterior, este é uma bomba prestes a explodir. Com um desfecho capaz de causar muita revolta, Amaldiçoadas segue em um ritmo muito mais tenso, mas igualmente cativante.
"Não sou mais. Países são forjados pela guerra, talvez garotas também sejam. A Nova Inglaterra e eu vamos renascer juntas, nesta guerra entre as bruxas e os Irmãos. [...] Estou recém-forjada, uma garota de aço, de neve e de despedidas dolorosas."
[Atenção: há spoiler neste parágrafo] Pensando na segurança das pessoas que ama, Cate Cahill foi obrigada a escolher a Irmandade e viver com outras bruxas em Nova Londres. Agora, disfarçada de Irmã, ela passa seus dias estudando bruxaria, fazendo caridade e tentando esquecer sua antiga vida. [Fim do spoiler]

Quando os Irmãos decretam novas leis que proíbem as mulheres de trabalhar e estudar, assim como a sociedade de ler qualquer livro, Cate percebe que suas irmãs estarão mais seguras como membros da Irmandade. Enquanto aguarda a vinda de Maura e Tess, ela presencia um evento terrível na praça da cidade, no qual as pessoas devem jogar seus livros em uma fogueira. Durante a cerimônia, Cate revê suas melhores amigas de Chatham, mas a alegria do reencontro dura pouco, pois Rory faz um feitiço para que seu livro favorito não seja queimado e Sachi assume a culpa propositalmente.

Inconformada com a condenação de Sachi, que foi mandada para o Hospício de Harwood, e cansada da divisão entre as próprias bruxas, Cate começa a sentir as primeiras consequências da profecia e conclui que chegou a hora de agir, especialmente após a percepção de quem é a bruxa mais poderosa. Entretanto, quando Maura afirma que será a detentora do maior poder e se une às bruxas extremistas da Irmandade, Cate e Tess percebem que terão de ser fortes e pacientes para lidar com a fúria da irmã.

Entre planos mirabolantes, encontros com Finn, novas descobertas, discussões e decisões irreversíveis, Cate e suas irmãs irão lutar contra o destino e as atrocidades cometidas por alguns membros da Fraternidade, além de lidar com os desdobramentos da guerra iminente não só entre bruxas e Irmãos, mas também entre elas mesmas.

Amaldiçoadas também é narrado por Cate, o que foi uma sábia decisão, tendo em vista a dinâmica e o desenrolar da história. Afinal, mantendo o mesmo narrador, a autora tornou a sequência ainda mais palpável e coerente. Neste livro, é possível ver de que forma o choque de realidade, ao acompanhar de perto as crueldades dos Irmãos e o que a sede de poder pode causar, induziu o amadurecimento e a transformação dos personagens.

Apesar de manter seu lado preocupado e racional, Cate deixou de ser aquela garota passiva de outrora. Agora, a heroína, que sempre esteve adormecida dentro dela, acordou e começou a seguir seus instintos; além disso, é admirável seu grau de altruísmo, mesmo em situações perigosas e cruéis. Maura tornou-se ainda mais odiosa e mesquinha; em sua busca por aceitação e poder, ela não hesitou em fazer algo imperdoável com um membro de sua própria família. Enquanto Tess teve de assumir muitas responsabilidades, mantendo-se firme em suas crenças e tentando ser o mais madura possível.

Novos personagens secundários foram introduzidos e os antigos retornaram. Senti falta de um aprofundamento maior no caso da Irmã Cora, mas, no geral, todos eles se desenvolveram de forma elaborada, sobretudo as amigas de Cate. O interessante é que, aos poucos, será manifestado o discernimento de que a maldade não está apenas na Fraternidade, mas também em algumas bruxas.

O amor de Cate e Finn alcançou um nível adorável de intimidade e lealdade, em que um ajuda o outro apesar de. De longe, é um dos casais mais bonitos e críveis que já vi. Cabe ressaltar que o foco continua sendo a profecia, mas isso não impediu o surgimento de cenas fofas e românticas. Conforme a história avança, os acontecimentos tornam-se mais rápidos e a tensão cresce significativamente; tudo isso culmina em um desfecho de partir o coração, no qual não há esperança, apenas dor e decepção. No fim, não sabia se chorava ou continuava perplexa.

Reforço a opinião de que as capas dessa trilogia são lindas, principalmente a do primeiro livro, e combinam com a narradora. Ademais, há pouquíssimos erros de revisão e, assim como a diagramação do anterior, a primeira página de cada capítulo foi decorada com arabescos. Em suma, Amaldiçoadas foi um excelente livro de transição, além de fluido e repleto de reviravoltas.
  • Escrito por Jessica Spotswood.
  • Editora Arqueiro.
  • Tradução: Ana Ban.
  • 287 páginas.
  • Leiam também: Enfeitiçadas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! 

24 comentários:

  1. Estou louco para começar essa série. Para começar, adoro romances com magia, bruxas, segredos e mistérios. Também é legal o aspecto de tempos atrás que o livro mostra passar. Estou ansioso! Essa continuação também parece ser ótima.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler essa série, preciso urgentemente dele, além de as capas serem lindas, eu adoro histórias de bruxas e essas coisas.
    Sua resenha está ótima, a história parece ser ótima, e depois dessa resenha positivíssima sobre o livro não tem como não ter ficado ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    terminei a série há uma semana e gostei bastante. Achei este livro ótimo, principalmente o final dele rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Rafaela =)

    Quero muito ler essa série, pois só leio resenhas positivas dela. Quem sabe na hora que eu finalizar uma das que já acompanho ela não será a próxima ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio desses livros, fico mais encantada!!! rs
    São lindas as capas e a história é uma boa também, to mais que ansiosa para ler!!!
    Mas eu li numa resenha, spoiler do último, kkkkkkk menina, a Cate vai sofrer hein! Aquela irmã má dela é uma coisa pelo que vi kkkkk
    Fiquei chokita da vida, PRE-CI-SO pra ontem!!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi ...
    Tenho muita vontade de ler essa série , mas , infelizmente vai demorar um pouco pra mim começar porque eu ainda nem a comprei e digamos que estou sem grana rsrs
    A capa está maravilhosa ! Amei :)
    Adorei seu blog ... Seguindo !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafaela,


    Todas as resenhas que leio desse livro e dessa série são ótimas e vi que a sua não foi diferente, espero ler futuramente....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafa!
    Que bom que foi um ótimo livro de transição! É bem comum os autores errarem feio no segundo livro de uma trilogia. Por sorte isso não aconteceu aqui. Quero sim, ler e dar continuidade. Você me convenceu. Espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rafaela! Tudo bem? Eu tenho bastante vontade de ler essa série! As suas resenhas dos livros me deixam bem animado para ler os livros, espero lê-los em breve! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  10. Estou louca com essa trilogia, já estava apaixonada pela capa e sinopse dos livros, adoro mistério e fantasia, e a cada resenha fico mais curiosa pela leitura! Ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando os autores criam casais críveis e enredos inteligentes. Acredito que a obra iria me agradar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Rafaela!
    Desde o lançamento sou fascinada por ler essa série já que aborda o tema BRuxas.
    Cate realmente me parece ter amadurecido e essa tal de Maura não me entra.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. adorei a resenha e fiquei curiosa em ler essa serie. Cara, a sociedade não pode ler? .-. Mulheres não podem estudar? Say what?

    ResponderExcluir
  14. Amei o blog! Adorei como você falou do livro, fez eu me interessar muito por ele. Vou colocá-lo em minha lista de leitura.
    Meu blog é novo, se seguir eu retribuo
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa, preciso confessar de não fazer ideia de que 'Amaldiçoadas" fizesse parte de uma trilogia (momento mega desligada). Eu tenho uma relação meio estranha com o livro, ao mesmo tempo que morro de curiosidade, logo em seguida deixou essa mesma curiosidade de lado; este será um caso a ser definido.
    Mesmo não fazendo ideia do conteúdos do(s) outros(s) livros(s), eu gostei da resenha, não me senti perdida.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oi, já vi muito essas capas por aí, mas nunca parei para ler uma resenha e saber exatamente do que se trata. Ainda não li nada relacionado a bruxas e este já está na minha lista, porque apesar de ter um romance de fundo você diz aí que o ritmo não pára. Eu gosto assim, ou romance ou fantasia... kkkk sei lá, acho que se misturar muito acaba não ficando nem lá nem cá! Enfim, ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Já vi várias resenhas dessa série e parece ser bem legal e divertida! Espero poder lê-la em breve! Um xêro!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafa. Eu já possuo o livro Enfeitiçadas, mas ainda não li. Estou depositando bastante expectativa nessa saga das irmãs bruxas. A revolta no fim da leitura deve ser muito bom, ou não, o que nos instiga a sempre continuar lendo a série. O que chamou, também, a minha atenção foi a proibição da leitura e de algumas funções femininas.

    ResponderExcluir
  19. Sou totalmente suspeita para falar dessa série, porque tenho um amor enorme por ela. Sou apaixonada pela magia, e Jessica soube inseri-la em sua história de um jeito muito inteligente. Gosto do fato de a protagonista amadurecer de um volume para o outro, acredito que isso deixe a história ainda mais fluida e ágil, além de fazer evaporar a irritação ao ver Cate se submetendo aos caprichos de suas irmãs. Acho lindo o romance de Cate e Finn, meu coração fica apertadinho com as atitudes odiosas da Maura contra os dois.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa,
    Acho ótimo que a série mantenha o ritmo.
    Como comentei na resenha da Nora, adoro a temática envolvendo bruxas e mais livros indicados são sempre bem vindos.
    E gente bateria panela contra esses irmãos hahaha

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca me interessei muito por esse gênero de estórias. Mas, lendo suas resenhas do primeiro e segundo livro, fiquei curiosa para conhecer...
    As capas são lindas, super trabalhadas, são livros para colecionar...
    Beijos...

    https://arafaelagodoy.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Ooi, tudo bom??
    Tô apaixonada nessa capa *-* Amo fantasias e pela resenha me pareceu que tem um pouco de distopia aí, estou certa? Enfim, adorei a premissa e fiquei bem curiosa para saber o que acontece nesse mundo,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Ainda não li essa serie mas já vi algumas resenhas é gostei bastante da historia principalmente o tema da magia também gostei de saber que nesse livro temos um ritmo mais intenso e que alguns segredos são descobertos e gosto bastante das capas dessa serie que são lindas !!

    ResponderExcluir
  24. Apesar de não ter lido nenhuma resenha dos livros que compõem essa série, eu fiquei bastante curioso em relação á história! Lendo a resenha desse livro, pude perceber que é melhor do que eu imaginava. O que me fez ficar mais interessado foi em saber que o livro se trata de bruxas!

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária