Resenha de "Desnamorados"

Desnamorados é um livro colaborativo sobre o amor, escrito por autores diversos. O projeto foi realizado através do Catarse, site de financiamento coletivo, no qual mais de 500 pessoas fizeram parte. São cerca de 89 textos, sendo que cada um deles mostra toda sorte de caminhos que o romance entre Acir e Pilar pode seguir.

Acir e Pilar foram namorados, mas também desnamorados. Terminaram, se conheceram, nunca estiveram juntos, aproveitaram uma tarde qualquer e se desentenderam. Entre encontros e desencontros, eles (des)amaram e se (des)apaixonaram vezes sem conta.

Este livro poderia ser apenas mais uma coletânea de histórias de amor, repleto de todos os possíveis clichês, mas trouxe um diferencial adorável: o cotidiano em sua forma mais crível e peculiar. As cenas retratam situações comuns e corriqueiras, trazendo à tona o primeiro olhar, a desilusão amorosa, a perda, o embate entre um casal, o surgimento do interesse, a relutância em se aproximar, a rejeição, o afastamento, as alegrias de compartilhar sua vida - emoções, ideias e rotina - com o outro, o companheirismo, etc.

As histórias do casal foram contadas em forma de contos, crônicas, cartas e poemas, com leveza, romantismo e fluidez - ou brutalidade e ironia, dependendo do tema em questão. A maioria dos textos trata de rompimentos e desilusões amorosas, mas outros entram na categoria romântico-sem-ser-meloso; também achei interessante que alguns contos - e poemas, obviamente - foram escritos através de excelentes metáforas e frases bem sacadas. Tudo isso contribuiu para que o conjunto da obra se tornasse algo ímpar, inteligente, verossímil e envolvente.


Sem sombra de dúvidas, os textos de que mais gostei foram Eles mar (p. 37), Cinco Minutos (p. 117) e As Folhas de Pilar (pp. 128-129); por outro lado, um dos mais engraçados foi Sorte no Amor (p. 126). De forma geral, cada texto tem sua singularidade, mas confesso que alguns deles não me agradaram pela abordagem ou pelo tema tratado. Como uma pessoa romântica por natureza, eu fiquei encantada com a ideia do livro de transformar Acir e Pilar na junção de todos os (ou quase) casais do mundo.

Tendo em vista que Desnamorados é composto por contos, crônicas, cartas e poemas independentes - apesar de utilizarem personagens com o mesmo nome -, a leitura pode ser feita aleatoriamente e não é necessário seguir a ordem dos textos proposta no livro. Por isso, cabe mencionar que trata-se de uma leitura bem rápida, a não ser que o leitor prefira ler uma quantidade x de textos por dia - o que é muito válido também.

O trabalho gráfico foi admirável e muito bem feito: com direito a capa dura repleta de corações (literal e figurado), páginas roxas e belíssimas ilustrações, que combinaram harmoniosamente com seus respectivos textos. Além do ótimo trabalho com a revisão.

  • Escrito por Amanda Fechter, Ana C. Azevedo, Andrei Simões, André Camargo, André Gravatá, Anna Haddad, Arthur Atilli, Barbara Gândara, Bruna Morgan, Bruna Siena, Bruna Waitman, Bruno Baptista, Bruno Fontes, Caio Tendolini, Camila de Albuquerque, Camila Haddad, Carolina Barone, Cecília Garcia, Claudia Naoum, Cláudia Batelli, Daniel Dias, Deborah Brum, Dorly Neto, Elza Tamas, Fábio Rodrigues, Gabriela Rubinho, Giovana Camargo, Henrique Paiva, Iris Schardt, Jany Vargas, Jorge Nakamura, João Alonso, João R., Julianna Motter, Jussara Rodhe, Jéssica Zaiba, Kim Barros, Loretta Cavalheiro, Lucas Prá, Luiza Soares, Marcos Leonardo, Maria Angélica Passos, Mariana Carrara, Mariana Hilgery, Matheus Hatschbach, Monami Takaoka, Mário Bentes, Nair Ferraz, Natacha Orestes, Natany Gomes, Odemilson Louzada Jr., Pedro Chueiri, Rafael Marcón, Renata Tárrio, Roberta Dachery, Sérgio Souto, Teresa Gouvea, Thiago Rosenberg, uiu cavalheiro, Valentina Piras, Viviane Vasconcelos, Yassu Noguchi.
  • Editora Empíreo.
  • Organizado por Anna Haddad, Filipe Larêdo e uiu cavalheiro.
  • 167 páginas.
  • Disponível no site: Loja da editora Empíreo.
  • Recomendo. Afinal, o que seria de nós sem amor? :)
*Exemplar para resenha.

19 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas tem bastante autor neh? Deve ter uma ótima variação de estilo de texto.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa!
    Parece ser um ótimo livro MESMO. Super fiquei interessado com a forma como as histórias são propostas ao leitor. Parece ser bem interessante e é bem provável que eu vá adorar.
    Inclusive não conhecia a obra e fiquei deveras interessado. Adorei ler sua opinião. <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro
    mas se fala de amor com certeza é bom
    vou anotar e encaixar nas minhas leituras

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
  4. Oie Rafaela =)

    Não conhecia o livro, mas achei a proposta do livro bem interessante.
    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Acho o cotidiano um ótimo tema seja qual for o enfoque. Traz verossimilhança, como você disse. Eu, que não curto muito romances justamente por causa dos clichês, arriscaria uma leitura assim.
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da iniciativa da Empíreo. Que ótima forma de revelar novos autores!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa,
    Amei o livro, parece ser bem interessante, amei a capa e o titulo, tudo é tão criativo. Parece ser um ótimo livro para se curar de uma ressaca literária.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie Rafa
    que livro mais lindo. Me ganhou pela proposta, capa, e figuras. Amaria ter na minha estante
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da proposta do livro. E essa variedade de autores me agrada demais, já que podemos conhecer a escrita de todos eles.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, parece bem interessante, essa variedade de autores me deixou bastante curiosa em conferi a história desse casal escrita por autores diversos.

    ResponderExcluir
  10. Que maneiro!!!
    Adorei a ideia!!
    Gosto muito de ler cronicas e contos, porém, ganhei uns livros da Andross esses tempos, e não curti muito, não. Tinha umas coisas meio nada a ver kkkkkk
    Mas esse tem uma capa lindíssima e tem jeito de ser bem desenvolvido, embora haja tantos autores.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. É interessante, Me pareceu bom para ler um poema ou outro, um conto ou crônica por vez. Achei legal a capa também. É legal o fato de ter vários escritores.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a proposta do livro, o amor no cotidiano é algo que certamente pode proporcionar uma leitura interessante, ainda mais com tantos autores, que deve trazer uma variedade enorme de estilos e formas de retratar o amor.
    A diagramação não parece deixar a desejar também, acho que adoraria ter esse livro na minha estante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rafaela! Não conhecia o livro, mas fiquei muito feliz em conhecê-lo. Gosto bastante de obras escritas por vários autores, e, esta, parece bem interessante, contando os encontros e desencontros de um casal apaixonado.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que diferente!! Adorei a capa e as ilustrações do texto parecem ser belíssimas. Muitos escritores e estilos variados, deve ser uma obra muito interessante de se ler.
    Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  15. Achei linda demais a diagramação desse livro, pela sinopse o livro parece ser bem interessante.
    Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa em relação a história do livro, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  16. Cheguei a ver, mas foi bem pouco e não dei muita atenção. Adoro livros de contos assim e sempre é legal de ler. Se pudesse conferir, gostaria bastante, parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rafa!
    Que livro mais interessante. Pegar dois personagens e retratar os tipos de casais existentes. Muito inteligente e criativo quem idealizou esse livro. Capa dura encanta qualquer leitor, ainda mais tendo uma diagramação bem feita e conteúdo ilustrativo. Fiquei muito interessada para ler!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  18. Quanto autor haha Parece ser aquele tipo de livro xodozinho que a maioria não se interessa muito em ler mas quem o faz, adora. Uma graça a resenha, vou adicionar à minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei super interessado no livro , parece ser uma delícia para se devorar. Amo contos e crônicas e acho que também vou gostar bastante! Não conhecia. Abraços :D

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária