O Verbo Delas: Luciana Santos

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 26 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Oi pessoal! Tudo bem com vocês? O Verbo Delas desse mês tem o prazer de apresentar sua primeira brasileira! Tirada do fundo do baú - e recuperada das minhas memórias mais antigas - é a personagem Luciana Santos, do livro Quem Roubou Minha Infância? da autora brasileira Maria da Glória de Castro.


Luciana é uma personagem muito especial e embora se trate de um livro bem curtinho - apenas 39 páginas - sua história é emocionante e sensível, mas sobretudo, é uma história marcante.

Luciana é uma criança sensível e delicada de 12 anos que tem que lidar com a rejeição materna. Foi criada até os 3 anos pela tia, e devolvida à casa dos pais quando essa morreu. Desde então, Luciana teve que aprender a sobreviver, a lidar com a falta de amor, com o vazio e o abandono afetivo. Luciana foi a minha primeira sobrevivente, que não apenas sobrevive apesar da carência, mas que encontra razões para continuar, que encontra força para sobreviver, que se apega com todas as suas forças àquilo que mais ama, no seu caso, o amor à música.

A história começa com o encontro da menina com Marina, que se torna sua professora de piano e que termina aceitando lhe dar aulas sem o conhecimento de seus pais. Aos poucos as duas se tornam próximas, e Marina termina não apenas ajudando Luciana, mas também assume o papel de amiga, protetora e mãe substituta, relação essa que leva Luciana a crescer e a ganhar força, e lhe impulsiona a continuar lutando pelas coisas que ama, a se impor, a vencer uma pequena batalha por vez - a se completar como pessoa consciente e viva.

Essa é mais uma personagem que compõe o roll dessas personagens sofridas. Triste, calada, submissa. Luciana termina por abrir suas asas, se tornando um pássaro impossível de se manter aprisionado, possui tanta ternura e dedicação que, com seu jeitinho quieto, seu desespero mudo, e seu talento, é capaz de tocar as pessoas ao seu redor. Mas Luciana vem ainda mostrar essa realidade cruel e ainda viva, Luciana é uma sobrevivente, e de acordo com a autora, é uma história otimista porque nem toda vítima infantil tem a sorte de ser tão dotada, e de encontrar amor da mesma forma que Luciana. 

Luciana foi minha primeira heroína.
"Luciana, doze anos, dos quais nove em estado de alerta, a montar uma estrutura interior que fosse capaz de defendê-la da morte, da loucura... cem olhos, cem ouvidos espalhados pela pele..."
Então esse foi O Verbo Delas! Espero que vocês tenham gostado da mesma forma que eu, espero ter conseguido trazer essas guerreiras que povoam meu mundo e ter sido capaz de despertar o interesse em vocês de conhecê-las, infelizmente, devido a circunstâncias superiores - faculdade, trabalho e meu pequeno furacão de dois anos em forma de criança - essa foi a minha última postagem. Um grande obrigada a Rafa que me deu a oportunidade, e a todos vocês que acompanharam a coluna.

* Quem Roubou Minha Infância? foi publicado pela Editora do Brasil em 1985. O meu recente exemplar foi adquirido em um desses sebos da vida. Quem me apresentou essa história foi minha professora da 4ª série.

PS.: Rafa que vos escreve agora. Foram 16 heroínas, ao longo de 1 ano e 4 meses. É com pesar e muita compreensão, que a coluna O Verbo Delas se aposenta, mas foi um imenso prazer ter a Rê como integrante do Artesã Literária. Tanto por ser minha amiga, quanto por ter criado uma coluna super legal e diferente, que foi tão bem recepcionada pelos leitores. Espero que tenham gostado tanto quanto nós! Mandem um grande beijo para a Renata. 

10 comentários:

  1. Olá Rê.
    Fico muito triste que a coluna se ''aposente'', mas nós entendemos suas circunstâncias superiores.
    Um grande beijo e obrigado por ter escrito sobre as nossas heroínas.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Sério que não vamos ter mais essa coluna aqui? A Rê sempre trouxe ótimas personagens e curti demais cada postagem. Vou sentir falta, e digo que fechou com chave de ouro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luciana deve ser uma personagem fantástica pela forma que você a descreveu, sua primeira heroína? Deu vontade de conhecer o livro "Quem Roubou Minha Infância?" parece uma leitura e tanto!
    É uma pena que essa seja a última postagem dessa coluna :(
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  4. Poxa que pena esse coluna é muito linda!
    Adorei a indicação dessa personagem e livro, ainda não conhecia e fiquei muito emocionada com a história dela, anotei o título!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Uma pena, mas se é necessário entendemos.
    bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. nossa, que interessante essa coluna que pena que fechou, mas espero que em breve novas ideias com esse ar inovador cheguem a blogosfera!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que a coluna acabou...
    Espero que volte ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro nem a personagem. Gostei da apresentação! Acho que vou buscar a leitura, já que o livro é tão curtinho (bom pra se encaixar na correria da pilha de leituras aqui) e ando precisando mesmo de bons títulos para me animar.

    Uma pena sua despedida. Adorei a experiência com a coluna e desejo tudo de bom ;)

    Beijos!
    Tantos livros interessantes! *o* A Escolha não me empolga muito, meu maior interesse é finalizar a trilogia. O Feitiço Azul será releitura, pois já li até o quarto livro da série Bloodlines em inglês por culpa da ansiedade. Claros Sinais de Loucura e Grafitti Moon também entra para minha lista, mas não sei quando conseguirei lê-los, infelizmente :(

    Beijos!
    http://www.ultimoromance.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Rafa e Renata
    Mas gente, o livro foi publicado quando eu nasci :O que lindo!!!
    Não conhecia, mas adorei saber um pouco sobre a personagem.
    E que pena que a coluna vai acabar :( eu gostava tanto dela.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Gente!
    Li esse livro na escola, como paradidático!
    Mil anos atrás!
    Bom relembrar
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária