Resenha de "Cabelos Arrepiados"

Cabelos Arrepiados é uma peça voltada para o público infanto-juvenil e faz parte da coleção Caras e Máscaras. A autora brasileira já escreveu mais de 30 peças e tem 10 livros publicados, além de ter ganhado diversos prêmios da área.
"Tico: O mistério das coisas está muito além do que podemos compreender."
Algumas crianças têm dificuldade para dormir. Porém, não se enganem, essas crianças insones também sonham e criam um mundo só para elas.

Na peça, sete crianças encantadoras narram seus sonhos e pesadelos com muita criatividade e desenvoltura. Enquanto Chico e Juca desempenham o papel de "adultos", organizando e sendo os principais narradores, acompanhamos os sonhos de Tico, Cora, Clara, Ciro e das gêmeas Dora e Flora.

A primeira cena (sonho um), Tico e seus pés, narra como os pés do pobre Tico ganham vida e o levam para todos os cantos do mundo sem o seu consentimento. Na segunda cena (sonho dois), Cora e seus cabelos arrepiados, Cora é uma menina mimada, de difícil temperamento e que dizia "não" para absolutamente tudo... Até o dia em que ela conhece um garoto que a deixa de cabelos arrepiados - seu primeiro amor.

Já na terceira cena (sonho três), Dora e Flora unidas pelo ombro, as irmãs, uma morena e a outra loura, têm tudo em dobro, mas um só coração. Elas sempre se questionavam sobre o que aconteceria se um dia uma delas se casasse, e quando um tal Doutor X aparece e sugere uma cirurgia para separá-las, as irmãs têm de tomar uma decisão que mudará para sempre a vida de ambas.

A quarta cena (sonho quatro), Clara e seus cabelos louros, descreve como Clara tem os cabelos mais lindos e invejosos do mundo, que até mesmo os monstros querem arrancá-los dela. Enquanto na quinta e última cena (sonho cinco), Ciro e os ladrões de sonhos, vemos como Ciro e três garotas corajosas tentam derrotar maus sentimentos que roubam os sonhos das crianças e do mundo.
"Ciro: Nossos sonhos serão livres como a água cristalina."
Apesar de ser um livro infantil e com uma abordagem simples, Cabelos Arrepiados pode ser lido, tranquilamente, por qualquer pessoa - de qualquer faixa etária. Por tratar-se de uma leitura leve e dinâmica, que nos faz lembrar um pouquinho da infância com bom humor e meiguice.

Os diálogos são rimados, harmoniosos e foram bem elaborados. Gostei de ver como as crianças da peça mantém aquele ar inocente, mas, ao mesmo tempo, são maduras e tentam resolver sozinhas seus problemas. Todas as peças são rodeadas por um ar místico, mágico e surreal - fator que contribuiu para tornar os sonhos mais vibrantes. 

Alguns sonhos foram um pouco maçantes e desgastantes, enquanto outros transcenderam o plano infantil, sendo pertinentes para qualquer leitor. Durante as narrativas, várias lições são aprendidas, então, é uma ótima opção para quem tem crianças por perto, pois será uma leitura bem prazerosa para elas.

A diagramação ficou lindíssima, cheia de detalhes, e sem erros de revisão. Outro ponto bacana é que há informações sobre o figurino, as músicas, quem foram os atores que interpretaram cada personagem e assim por diante.
  • Escrito por Karen Acioly.
  • Editora Rocco Jovens Leitores.
  • 38 páginas.
  • Disponível em algumas livrarias.
  • Recomendo. :)
*Exemplar para resenha.

9 comentários:

  1. Muito bom!
    Vou indicar para a biblioteca da escola em que trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse livro :) E achei a capa bonitinha ^^
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não achei a capa tão bonita, mas acredito que como é para o publico infantil, as crianças vão gostar. O nome é legal e essa estória de crianças que não dormem também sonham é interessante, gostei.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  4. Achei o tema do livro muito legal, a capa não me chamou muito a atenção, mas mesmo assim quero muito ler ele

    ResponderExcluir
  5. amei a resenha, com certeza já está na minha wishlist *-*

    ResponderExcluir
  6. Diferente e divertido. Vou tentar ler e ver se gosto. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia, parece interessante :)
    Pena que já estou com uma dúzia de livros pra ler, esse ano já está esgotado! haha

    Ananda Maciel ∞̕

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro, pois adoro histórias sobre sonhos... Vou indicar p/ minhas amigas que têm filhos pequenos... bjoss

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de livros infantis, e sabendo que esse é uma peça, me interessei mais ainda. Me parece que é uma história bem lúdica, ideal para o público alvo. E essas informações adicionais também são ótimas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária