O Verbo Delas: Clarissa 'Clary' Fray

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 26 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Olá pessoal! Ano acabando, natal chegando! E o Verbo Delas chegando à sua última postagem do ano. Espero que vocês tenham gostado, e ano que vem tem mais!! 

Esse mês quem está por aqui é a personagem Clarissa 'Clary' Fray, da série de livros Instrumentos Mortais da autora americana Cassandra Clare


Clary tem 15 anos e mora em Nova York. Ela é uma adolescente como outra qualquer: tem dificuldades em se relacionar com a mãe, gosta de ir em baladinhas e passar o tempo com seu melhor amigo. Tudo muito normal.... Até testemunhar algo inexplicável que a joga no meio de uma silenciosa guerra entre caçadores de Sombras e demônios - entre outras espécies. 

Mesmo se achando uma garota comum e sem graça, Clary vai descobrir que em sua história há muito mais a ser contado, e que na verdade ela não tem nada de comum, muito pelo contrário, sua ligação com esse submundo às vezes tâo violento é muito mais antiga do que ela podia supor.

Ela tem pequenas explosões de humor, sente ciúmes com certa frequência, mas também coloca seus amigos em primeiro lugar - a ponto de enfrentar um ninho de vampiros para salvar seu melhor amigo humano. Ela é um pouco tapada para entender sentimentos alheios, mas possui um bom sexto sentido para pessoas mal intencionadas, embora não entenda direito isso. Em muitos aspectos ela é uma pessoa normal, afinal quem nunca se sentiu perdida e deslocada em seu 'mundo'?

Acompanhamos também o amadurecimento da personagem saindo de sua pequena bolha de normalidade, tendo que enfrentar complicados sentimentos e tomar difíceis decisões - além de ter que tomar sempre muito cuidado sobre em quem confia. Quando aquilo que é visível não é exatamente confiável, em quem mais você pode confiar?

Cassandra consegue explorar a sensibilidade dos personagens que precisam fazer face a situações perigosas como também alguns dramas pessoais, mas a autora também sabe mesclar esses momentos emocionais com as cenas de ação, essas em que você nāo sabe se continua passando a página ou se começa a pular de desespero. 
"Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso é a facilidade com que é possível perder tudo que se pensa que será para sempre."
* A série foi publicada pela editora Galera Record no Brasil e conta com 5 livros traduzidos: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas. 

O sexto livro tem previsão de lançamento para 2014.

O primeiro livro da série foi adaptado para o cinema e quem deu vida à personagem Clary Fray foi a atriz americana Lilly Collins.

3 comentários:

  1. Oi Rafa, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro da Cassandra e você com essa postagem sobre a Clary me deu ainda mais vontade de ler algo dela, foram tantos elogios a forma como a autora faz com que a personagem evolua. Curti!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa!
    Saudades...
    Ainda não li nenhum livro da Tia Cassandra, mas estou adquirindo minha série.
    Pretendo começar a ler a série quando o último livro for lançado.
    Beijitoss.

    ResponderExcluir
  3. Adooooro TMI! Verdade. O crescimento da Clary é palpável nos livros e eu até que não tenho nada contra ela não. Acho que a Cassandra conseguiu construir a personagem de forma bem realista, o que agrada bastante.

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária