Leituras da Candi: "Se eu ficar" #1

"Oi, meu nome é Candida Desirée, mas você pode me chamar de Candi, tenho 18 anos e moro na Bahia, sou apaixonada e viciada em livros, séries de TV, cinema, Harry Potter, Percy Jackson e Game of Thrones. Se a vida ficar ruim, abra um livro e mergulhe na verdadeira fantasia."
"Aos 17 anos, a musicista Mia é uma adolescente como tantas outras. Tem pais amorosos, uma melhor amiga e um namorado apaixonado. Sua vida, no entanto, não é livre de escolhas dolorosas, como decidir se permanece fiel ao seu primeiro amor – a música –, mesmo que isto signifique perder seu namorado e deixar todos os que ama para trás.

Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio com a família e, em um instante, tudo muda. A última coisa que lembra é estar no carro com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy, em uma estrada repleta de neve. De repente, está em pé fora do seu corpo, ao lado dos cadáveres de seu pai e sua mãe, observando ela e o irmão serem atendidos pelos paramédicos.

Enquanto tenta entender se está morta ou não, Mia é levada para um hospital, onde, com seu corpo em estado de coma, reflete sobre seu passado e tenta decidir se vale a pena lutar pela vida. Por meio dos flashbacks e dos pensamentos de Mia, o texto explora a vida da adolescente, sua paixão pela música clássica e sua forte relação com a família, com o namorado, Adam, e com a melhor amiga, Kim."

É um livro tão bom que fez com que eu nem me importasse com o fato de possuir folhas brancas, e olha que eu sou do tipo que prefere as folhas amarelas até a morte. Foi um livro que me fez rir e chorar ao mesmo tempo, e me emocionou bastante. E apesar de tudo, eu não o definiria como uma história triste, mas sim como uma obra em que a protagonista narra sua vida e as perdas fazem parte da sua batalha diária, em especial logo depois do acidente. E acho que, quando eu intercalava as memórias com o momento presente ocorria uma enorme explosão de sentimentos, grande demais para descrever aqui.

É esperável que você devore esse livro rapidamente, e eu diria que ele me fez sentir bastante nostálgica e refletir sobre a vida e tudo mais. Tem uma narrativa que flui rapidamente, e eu adorei a maneira na qual os sentimentos da personagem - tanto para a música, quanto para a família, namorado e os amigos - foi mostrado, mas o que me deixou um tanto impressionada foi como ela mostrou que apesar das dificuldades do momento, ainda tem-se motivos pelos quais vale a pena viver. Recomendo sem hesitar.

Love always, Candida.
  • Escrito por Gayle Forman.
  • Editora Rocco.
  • Tradução: Natalie Gerhardt
  • 192 páginas.
  • Se eu ficar será adaptado pela Summit e contará com a atriz Chloe Grace Moretz interpretando a Mia. Ah, e o livro tem uma continuação.
  • Disponível em todas as livrarias.
*Imagem retirada do site da Editora Rocco.

11 comentários:

  1. Esse livro parece ser lindo!
    Seria mais legal ainda se fosse livro único, pois esse livro não parece ser daqueles que precise de uma continuação, mas eu não li, então é só um pensamento meu, haha.
    Adorei um livro e acho que eu iria amar a leitura :)
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem livro que não precisa de continuação, é tão desnecessário. o.O
      Mas enfim, eu também fiquei com vontade de ler esse livro!

      =*

      Excluir
  2. Eu não dava nada pelo livro, já deixei passar várias ofertas dele por não saber exatamente a grandeza da história. Deve ser uma narrativa forte e com certeza eu vou me emocionar bastante.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaela tudo bem, não conhecia o livro mas curti bastante sua resenha para ser um livro bem leve de ler.!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Olá Candi.. Já gostei de você, logo ao mencionar Harry Potter, rs <3
    Não conhecia o livro, mas acho que eu curtiria a leitura. Vou ver se add no Skoob :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa, tudo bem?
    Eu quero esse livro desde que descobri sobre a existência dele! <3 Sério, vi umas resenhas super positivas e eu quero esse livro para ontem.
    Mas vou te falar a verdade: para ignorar as páginas brancas, o livro tem que ser MUITO top! Vou acreditar em você e dar uma chance para ele assim que eu tiver um tempinho.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Candi!
    Não conhecia esse livro ainda mas a tua resenha me despertou o interesse. Confesso que, assim como você, sou inimiga número 01 das páginas brancas, mas irei fazer um esforço por "Se Eu Ficar", pela tua resenha percebi que deve valer a pena. :D

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Candi
    Não conhecia o livro, e a história me lembrou um pouco o filme E se fosse verdade. Amo livros que nos fazem sorrir e chorar e pensar em nossa própria vida. E amo ainda mais ao saber que terá adaptação. Foi pro topo da lista de desejados
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Que história fascinante!!
    Quero muito ler esse livro!! Parece ser lindo!!

    Parabéns pelo seu blog!!

    Beijos.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não me lembro de ter lido alguma resenha desse livro e por isso se visse ele numa livraria não compraria, uma vez que a capa não me chamou atenção. Mas, depois de sua resenha, fiquei realmente curioso para conferir.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da premissa e fiquei morrendo de vontade de ler! Me lembrou um ouço Antes que eu Vá da Lauren Oliver que também foi um livro que mexeu muito comigo. Adorei, lerei com certeza!

    Beijitos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária