Leituras da Candi: "Água para Elefantes"

"Oi, meu nome é Candida Desirée, mas você pode me chamar de Candi, tenho 18 anos e moro na Bahia, sou apaixonada e viciada em livros, séries de TV, cinema, Harry Potter, Percy Jackson e Game of Thrones. Se a vida ficar ruim, abra um livro e mergulhe na verdadeira fantasia."
"Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."

Além de ter uma capa linda, tanto na versão original quanto a edição tie-in, "Água para elefantes" consegue ser lindo em todos os sentidos. As descrições do circo e todo seu cotidiano foram bem elaboradas, o que aumentou meu fascínio por livros sobre circos, surgido com "O circo da noite" (que já resenhei por aqui). Gostei da maneira na qual a história é narrada, de forma ágil e cativante, e você anseia cada vez mais para saber os detalhes do passado de Jacob, que são contados pelo próprio personagem, ao relembrar disso na casa de repouso. 

Acrescente isso com toda a tensão gerada pelo romance tocante de Jacob e Marlena, que além disso enfrentam os ciúmes de August, o marido dela, que tem uma personalidade forte e dá um toque bem interessante pro livro, sem falar dos coadjuvantes e da elefanta Rosie, que é atrapalhada e ao mesmo tempo sensível. Tendo uma história e personagens tão emocionantes e apaixonantes, não me surpreende a obra ter ido pro cinema, e seria muito decepcionante se isso não acontecesse, e o seu desfecho segue a mesma linha da história. 

Love always, Candida.

PS: até hoje não tive coragem de ver o filme por achar que pode ser diferente do livro e assim eu perder a visão que tenho deles. Isso é: real or not real? (tributo no clima de em chamas apesar dessa frase ser de a esperança, ignorem)
  • Escrito por Sara Gruen.
  • Editora Arqueiro.
  • Tradução: Anna Olga de Barros Barreto.
  • 272 páginas.
  • Como a Candi comentou, o livro foi adaptado para o cinema em 2011, tendo no elenco Robert Pattinson como Jacob (coincidência interessante e cômica, pois seu "rival" em Crepúsculo chama-se Jacob também) e Reese Witherspoon como Marlena.
  • Disponível em todas as livrarias.
*Imagem retirada do site da Editora Arqueiro.

9 comentários:

  1. Eu tenho este livro faz um tempão, mas até hoje não me animei para ler, a culpa é dessa capa, eu olho e imagino o rapazinho aí como protagonista e bate aquela tristeza, sei que é estranho, mas ele é um ator que não curto e acabou me fazendo criar preconceito com o livro. Mas você falou de forma tão linda da trama, deve mesmo ser um livro muito bom, e prometo que vou tentar ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Candi, oi Rafa!
    Sério que você não viu o filme? Eu adorei. No entanto, não li o livro para saber se o enredo foi fiel. Pela história o livro deve ser encantador mesmo.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Oi flor tudo bem, vou ser sincera contigo, eu assisti o filme primeiro e achei legalzinho, e resolvi ler o livro mas deixou em ressaca literária no mal sentido sabe qdo vc não gosta de ler o livro, ai sei la mais tem uns livros que não conquista. Eu adorei a percepção que vc teve com livro mais comigo não funcionou!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela, assim como você, não tive coragem de ver o filme, tenho certeza que não vou gostar. Prefiro guardar a grata surpresa que tive ao ler o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Admito que só li o livro porque soube que teria o filme.

    Acabou que me apaixonei pelo livro e até hoje ainda não vi o filme. Nem é por medo de não ser tão bom, porque o elenco é incrível. Vou aproveitar as férias para assistir.

    xx
    http://www.mayamoura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Candi.
    Terei que admitir: já peguei esse livro milhares de vezes na mão... Mas nunca tive vontade de ler. É um caso sério de antipatia.
    De tanto as pessoas falarem bem do livro, eu acabei pegando bronca. Será que alguém me entende? Kkkkkkk. Porque isso é meio doentio.
    Mas gostei da resenha.


    And for all... you are tribute?
    Temos que conversar sobre Em chamas... Kkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro assim que foi anunciado que o Robert faria o Jacob, eu gostei do livro mais achei ele muito parado, sem muito movimento e dinâmica e foi isso que o filme deu ao livro.

    Pode não ser a melhor adaptação do mundo, mas também não é a pior, eu gostei mais do filme para falar a verdade.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do livro quando li, mas não me tocou tanto quanto à outras pessoas. Particularmente, achei a participação da elefanta muito pequena. Mas, de maneira geral, eu gostei bastante do livro. Já não lembro muito bem os detalhes, mas a história foi muito bem formulada. O anão foi quem mais me conquistou.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  9. Oi Candi,
    Já li esse livro e sim adorei a história, mas não me emocionei tanto assim, igual algumas pessoas. Mas mesmo assim o enredo me tocou... A capa do filme é linda, mas eu prefiro a capa original... ela é tão misteriosa...

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária