O Verbo Delas: Erica Falck

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 26 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Oi pessoal! Ano acabando, férias chegando... E o Verbo Delas desse mês traz a protagonista de um suspense policial recheado de intrigas, estranhos assassinatos e muitos esqueletos escondidos nos armários. Trata-se da personagem Erica Falck, protagonista de uma série de livros da autora sueca Camilla Läckberg.


Erica volta para a sua cidade natal após a morte dos pais para lidar com seus pertences e decidir o que fazer com a casa deles, agora herança dela e da irmã. A cidade fica na costa Ocidental da Suécia, Fjällbacka, uma pequena e gélida cidade, e é nessa pacata cidade que toda a trama vai se desenrolar. O primeiro livro da série se chama 'A Princesa de gelo'

Erica Falck é uma escritora de biografias, mas sua veia para investigação, ou o lado de sua personalidade que é simplesmente xereta, vai prevalecer após encontrar o corpo de sua amiga de infância Alexandra “Alex” Wijkner. Convencida de que a amiga não cometeu suicídio, mas na verdade foi assassinada, Erica começa a investigar por conta própria, e às vezes é até mesmo uma questão de sorte que pistas importantes vêm parar em suas mãos.

Como a maioria dos livros suecos que já li - e não foram muitos, admito - os personagens não são lindos de morrer, e não são extremamente jovens, Erica tem 35 anos e vive em conflito com o cunhado dominador e sua irmã submissa. 

Como protagonista de uma série policial, Erica se vê envolvida em segredos escabrosos, bisbilhotando e correndo alguns riscos, é uma personagem valente. Se a princípio seu envolvimento é por pura curiosidade, aos poucos vamos conhecendo uma Erica sentimental e emotiva que não aceita desistir enquanto não chegar ao fundo de um mistério.

E como não podia deixar de mencionar, Erica reencontra seu antigo amorzinho de adolescência, o investigador de polícia Patrik Hedström, reacendendo neles o romance perdido há 25 anos - aliás, esse é apenas o início da história deles, - esse romance suaviza um pouco o clima tenso entre investigações e segredos bem guardados, não mudando, entretanto, o foco da história, que continua sendo as investigações.

(Os livros foram publicados em mais de 30 países , mas a minha capa preferida é a publicação francesa que puxa mais para o lado gótico.)
"A casa estava desolada e vazia. O frio penetrava em cada canto. Uma fina camada de gelo tinha se formado na banheira. Ela tinha começado a adquirir uma coloração levemente azul. Ele achava que ela parecia uma princesa ali deitada. Uma princesa de gelo."
*Camilla Läckberg possui 4 livros publicados no Brasil pela Editora Planeta: - A Princesa de Gelo, Gritos do Passado, O Cortador de Pedras, O estranho. Não publicados no Brasil: Tyskungen, Sjöjungfrun, Fyrvaktaren. Änglamakerskan.

O livro foi adaptado em uma série sueca Fjällbackamorden (traduzido do francês para "As investigações de Erica", e quem interpreta a personagem Erica Falck é a atriz sueca Claudia Galli.

PS: hoje a coluna O Verbo Delas completa 1 ano!! 

12 comentários:

  1. Olá Rafaela

    O livro é bem diferente do que procuro normalmente, nem a capa me anima muito rs. Mas como se trata de investigações vou tentar analisá-lo melhor futuramente.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Rê
    gostei da personagem de hoje. Não conhecia o livro, mas sou fissurada por literatura sueca desde meu primeiro contato com Larsson. E já tinha notado pelo perfil da Lisbeth, que os autores suecos adoram fugir do padrão. Amo. Gostei e vou atrás dos livros
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho os suecos violentos (e eu adoro)! Tô tentando colocar minhas mãos no 'Deixe Ela Entrar' que me parece ser mais violento que os livros do Larsson! Assim que conseguir, eu trago a Eli aqui pro Verbo Delas! rs

      Excluir
    2. Meninas, eu preciso ler logo os livros do Larsson! Vocês me matam de curiosidade, rs. o.O

      Excluir
  3. Eu comprei Princesa de Gelo faz pouco tempo, estava caçando livros policiais e recomendaram esta autora, o post aqui só atiçou minha vontade de ler. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei com vontade de ler depois que a Rê comentou comigo sobre a autora. Amo romances policiais. :)

      Excluir
  4. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
  5. Uma das colunas que mais gosto por aqui, sério!

    Não conhecia essa super mulher, até porque nunca li livros de outra nacionalidade exuberante.

    Beijos ;*
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente por você gostar da coluna, Lú! <3

      Excluir
  6. Ainda não conhecia o livro, tenho uma certa curiosidade com romances policias, mas é raríssimo eu acabar lendo um. A fantasia é meu eterno vício.

    O que mais achei interessante foi o fato dos personagens não serem lindos ou jovens, é tão fuga de clichê isso. E, claro, sempre tem um romancezinho para deixar as coisas mais leves. A capa francesa é realmente muito bonita, também adoro esse estilo gótico.

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia é puro amor, Gabi. <3
      Mas se você ler um bom romance policial, irá se apaixonar, rs. Somos três, eu também amei essa capa com estilo gótico.

      Excluir
  7. Oi,
    Tenho que admitir, que nunca li literatura sueca, apesar de sempre ter vontade, nunca nenhuma história me prendeu. Mas admito que gostei da série 'A princesa de Gelo' amo suspense policial. Com certeza é o próximo da minha lista...

    Bjs

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária