Cinema: "Jogos Vorazes: Em Chamas"


coluna Cinema retorna das cinzas, com um filme espetacular, muito digno e que, creia-me, se você ainda não o viu, largue tudo o que está fazendo e vá ao cinema o mais rápido que puder. Do que se trata? Nada mais, nada menos do que Em Chamas, uma das adaptações mais esperadas do ano e que despedaçou meu coração em bilhões de pedacinhos.

Como se não bastasse sofrer as terríveis consequências por ter quebrado o sistema, Katniss Everdeen e Peeta Mellark, os sobreviventes / ganhadores dos 74º Jogos Vorazes, são obrigados a participar de uma turnê pelos 12 distritos. No decorrer da viagem, eles percebem que a situação em Panem está ainda pior, já que, inspirados por Katniss, o povo iniciou uma guerra civil contra a Capital. Enquanto isso, o presidente Snow quer cortar o "mal" pela raiz e fará de tudo para destruir a causa de toda essa comoção - e assim, trazendo à tona uma edição especial dos Jogos Vorazes, o Massacre Quartenário, na qual apenas os vencedores dos jogos anteriores podem participar.


Haja fôlego, coração e lágrimas. Se eu já havia achado Jogos Vorazes incrível, Em Chamas superou todas as expectativas! Posso dizer, facilmente, que é um dos melhores filmes do ano - aliás, uma das melhores adaptações também, pois foi muito fiel ao livro e soube acrescentar novos elementos de forma bem coerente.

A história é ação constante, tratando de muitas questões atuais e cruciais - apesar de ser ambientada em um futuro distópico -, ao mesmo tempo em que nos comove e diverte. Outra constante é a tensão, mas que, felizmente, é intercalada por alguns momentos "tranquilos" ou bem fofos e românticos (o Peeta é muito amor) e, gente, o que foi aquele final? Eu fiquei boquiaberta e com cara de "wow, que genial". Para resumir em poucas palavras: me encantei, chorei, ri, suspirei bastante e não vejo a hora de ir ao cinema para assistir ao filme novamente.

O elenco é absurdamente bom e conseguiu tornar os personagens ainda mais incríveis, apaixonantes ou odiosos. Jennifer Lawrence (Katniss) dispensa comentários, mas vale ressaltar que a interpretação dela foi bem crível e cativante; e o Josh Hutcherson (Peeta) me agradou ainda mais nesse novo filme, talvez tenha sido pelo crescimento de seu personagem. Outros atores queridíssimos foram a Elizabeth Banks (Effie), o Stanley Tucci (Caeser), o Woody Harrelson (Haymitch), a Jena Malone (Johanna), o Lenny Kravitz (Cinna), o Donald Sutherland (Snow), o lindo Liam Hemsworth (Gale) e por último, mas não menos importante, Sam Claflin (Finnick). Jena foi um show a parte, Deus do céu, como eu ri nas cenas em que ela apareceu; enquanto o motivo dos meus, e de TODA a sala do cinema, suspiros foi o Sam - eu não sabia se ria dos comentários hilários alheios ou se me derretia na cadeira.
  • Jogos Vorazes: Em Chamas estreou dia 15 de novembro no Brasil.
  • Título original: The Hunger Games: Catching Fire.
  • Direção: Francis Lawrence.
  • Roteiro: Simon Beaufoy e Michael Arndt.
  • Leia também O Verbo Delas especial sobre a Katniss Everdeen (link).
  • Ganhei o pôster acima da rede Cinemark, por ter comprado os ingressos na pré-venda (sim, valeu a pena ter ficado mais de 30 minutos na fila, rs).
  • Recomendo, tributos! Que venha Esperança - Parte 1

17 comentários:

  1. Eu amei Em Chamas, fiquei boquiaberta no final, Jhoanna todo atirada kkk.
    Sam...Sam...
    Sem palavras, realmente eu tbm fiquei na dúvida se ria dos comentárias da garotada ou suspirava. Eu assisti no primeiro sábado depois da estréia e tenho pensando seriamente em ver dnv desde então.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, aquela cena do elevador foi muito engraçada, haha!

      Excluir
  2. O quê dizer?
    Qualquer comentário que eu fizer será pouco, mas vou resumir:
    A adaptação ficou incrível. Ponto. Não se discute.
    Os atores me impressionaram de uma maneira tão maravilhosa. No momento em que li o livro Em chamas duvidei se a atriz, Jennifer Lawrence, conseguiria expressar tudo oque a personagem sofreu. Mas ela foi além! Eu consegui gostar mais do filme do que do livro. No livro, a personagem está chata, insuportável. Mas a Jenn é tão maravilhosa, que a tornou suportável.
    *Pulinhos de excitação pela Jena Malone. Não curti a personagem no livro, mas no filme ela ficou tão irônica, tão engraçada, que me deixou atônito.
    Para encerrar, Sam...
    Preciso ser sincero, não gostei da escolha do ator para Finnick. A atuação dele foi ótima, a postura, a maneira de falar(Sim, vi legendado) etc... Mas a aparência do ator me incomodou! Desculpe ás fãs que suspiraram no filme, mas lendo o livro, com a descrição da autora, eu imaginei uma coisa tão maravilhosa, tão perfeita, que me decepcionei quando vi o ator. Não joguem pedras, acho que foi algo pessoal.
    Bom, desculpe o tamanho do comentário. kkkkk. Mas o filme merece todos os elogios do Mundo.
    E minhas expectativas quanto ás duas partes de A esperança só crescem. Pois, já que o livro foi dividido em duas partes, podemos esperar mais surpresas da autora, que também está trabalhando nas adaptações e já revelou que promete usar as adaptações cinematográficas(Que oferecem uma visão mais ampla) para colocar partes que não se encaixaram no livro.

    Rumo á Premiere de A esperança parte 1 no Brasil.

    _lll_ And may the odds be ever in your favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei bacana eles dividirem A Esperança em duas partes. Assim a probabilidade de cortar trechos importantes e queridos do livro é menor. :)
      Sim, a Jennifer arrasou mesmo. Conseguiu expressar tão bem que comoveu e divertiu todo mundo lá no cinema, rs.

      Excluir
  3. Oi
    Com certeza vou assistir, só vi o primeiro filme e li o primeiro livro também :) Os outros estão na fila.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, o que foi esse filme?
    Sai de lá completamente embasbacada. Sam e Jena me surpreenderam muito, ficaram incríveis. E a adaptação ficou tão fiel que realmente tem falas idênticas ao livro, quase chorei nessas partes. Lindo de se ver.

    Mal posso esperar o próximo.
    Beijitos

    ResponderExcluir
  5. Oie
    nha, não posso largar tudo e ir no cinema :( snif...
    acho que nem vou conseguir assistir no cinema, porque né, nenhum cine me deixa entrar com a minha bebezinha, e os cines que deixam são longe a beça.
    Mas fazer o que? fico babando a cada resenha que leio, e tenho a certeza que a adaptação está super fiel ao livro!!!
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Jack. =/ Espero que você consiga ir.

      Excluir
  6. Amei o filme!
    Foi uma das adaptações mais maravilhosas que já assisti! Estou louca para ver o próximo filme, apesar de ter achado o terceiro livro o pior dos três.
    Assisti o filme na estreia, mas espero assistir novamente, pois tinha muita gente gritando, falando alto e levantando os dedos que nem o povo do Distrito 12.
    Beijos _|||_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, concordo, Tarsila! Se todas as adaptações ficassem tão boas como essa, seria maravilhoso e nós não ficaríamos tão frustrados, haha.
      Sério que você não gostou muito do terceiro? =/
      Hahahaha, nem me fale... Aconteceu a mesma coisa na sala em que eu estava.

      Excluir
  7. Oi Rafa! Quanta animação, que filme foi esse. Dá para ver você dando pulos daqui. Que bom que a adaptação agradou os fãs, seria tão bom que sempre fosse assim, ter nossas histórias queridas agradando nos livros e nas telas. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oieee =)
    òtima dica, acho que irei ver os filmes, não que quis ver, mas porque não li os livros, quero fazer isso também, porém não tenho nenhum, e olha que são apenas 3 livros, estou pasma comigo mesma!!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa :)
    Bom, eu ainda não assisti o filme, só vejo as opiniões divergentes. Teve muita gente que amou, curtiu, achou super bacana. E tem os outros que odiaram com todas as forças, acharam uma bosta e blablabla.rs
    Tô bem ansiosa e devo arrastar mô pra assistir esse fds. Espero curtir!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. sou muito fã da Jena há uns 10 longos anos, e ela arrasou nesse filme, roubou várias cenas.
    o filme é ótimo mesmo, acho muito difícil as duas partes seguintes superarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Shadai! Acompanho o trabalho dela há pouco tempo, mas concordo plenamente com você. Foi um arraso, mesmo.

      Excluir
  11. Oi Rafa,
    Como não amar esse filme? Foi muito perfeito, e o melhor ainda foi fiel ao livro, coisa que está bem difícil em adaptações cinematográficas...
    O filme me prendeu na cadeira do cinema, me deu medo, lágrimas, felicidade, um misto de emoções...
    As atuações foram incríveis, como não rir da cena do elevador hahaha, a Jena foi a melhor, e só depois que vim descobrir que era a Lydia de Orgulho e Preconceito...
    Ansioso para a Esperança - Parte 1 u.u

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Finalmente eu consegui assistir!!! ( sim, semana de provas e eu vendo filmes - e lendo resenhas! --' )
    Mas ai, tem como não amar essa história, não se apaixonar pela força da Katniss ou se derreter com o Peeta? (ai Peeta!!! - suspiros) Até comecei a gostar um pouquinho mais do ator! hahaha
    E quem não quis chorar com a surra do Cinna? Que cena tensa!
    Haja coração pra Esperança - parte 1!!

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária