O Verbo Delas: Katniss Everdeen

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 25 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Oi pessoal! Como mês que vem estreia Em Chamas, o segundo filme de Jogos Vorazes, O Verbo Delas desse mês traz a linda e corajosa Katniss Everdeen, a protagonista dessa incrível trilogia da autora norte-americana Suzanne Collins.


O país em que Katniss vive foi dividido em 12 distritos e dominado pela terrível e impiedosa capital, que promove todo ano os Jogos Vorazes, em que um menino e uma menina de cada distrito são sacrificados em um jogo macabro em que é 'matar ou morrer'.

Katniss, a 'garota em chamas', com apenas 16 anos, é uma das personagens mais intensas que eu já conheci, ela sacrifica tudo pela sua família, principalmente sua irmã mais nova, a fofa Prim, ao se voluntariar para ir em seu lugar - algo que nunca havia acontecido antes em seu distrito que é o mais pobre e abandonado dentre todos os distritos.

Tendo passado por uma vida de privações, Katniss se torna forte ao assumir a responsabilidade de cuidar sozinha de sua própria família após a morte de seu pai. Ela aperfeiçoa suas habilidades de caça ao longo dos anos, o que é o peso extra na balança por sua sobrevivência na arena. Casca grossa, cabeça dura, esperta e inteligente, uma sobrevivente nata, ela vai fazer de tudo para sobreviver e proteger aqueles que ama. Mas também é altruísta e inconsciente do efeito que causa nas pessoas à sua volta, Katniss encanta e surpreende a todos com sua força de vontade e sua garra pela vida.

Ela usa a lógica a seu favor, sempre analisando a situação, definindo os prós e os contras. No primeiro livro, ela aceita sua morte na arena dos Jogos Vorazes, mas não aceita cair sem lutar, e isso vai definir sua personalidade ao longo da trilogia. É uma personagem que vai evoluir durante a história, e ao acompanhar essa evolução, seus medos e suas confusões sobre o que é certo e errado, sobre onde está o limite do humano que luta para sobreviver, o leitor se identifica cada vez mais com essa heroína as avessas que por todas as suas imperfeições, se torna tão humana.
"Meu espírito. Isso é uma novidade. Não sei exatamente o que significa, mas indica que sou uma lutadora. De uma maneira mais ou menos corajosa. Não sou sempre antipática. Tudo bem, não saio por aí amando todo mundo que encontro pela caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas."                 (Jogos Vorazes, pag 134)
*A trilogia foi publicada pela Editora Rocco: Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança.

Os dois primeiros livros já foram adaptados para o cinema, sendo que Em Chamas estreia no Brasil no dia 15 de novembro. Fotos e elenco de A Esperança já foram divulgados na internet. Leia a resenha de Jogos Vorazes (link).

A atriz que dá vida à personagem Katniss Everdeen no cinema é Jennifer Lawrence. 

9 comentários:

  1. Oi,
    Simplesmente amo a Katniss, ela é uma das minha heroínas preferidas, amo o jeito que ela narra a história, adoro o jeito que ela protege a família. ela é simplesmente perfeita...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu adoro a personagem que Suzanne Collins criou. Ela é realmente a heroína que se espera em uma série: que se entrega a desafios, que luta por seus ideais e que sofre as consequências de suas escolhas.
    Foi uma personagem que me impressionou muito por suas atitudes, nos três livros.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Uma sobrevivente nata, falou tudo. Até a própria mãe do Peeta acha isso. Eu gosto muito da Katniss por ela ser tão humana, tão propensa a erros.
    Uma personagem marcante, sem dúvidas

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente adoro a Katniss, principalmente porque ela não é perfeita e cometeu sua cota de enganos também. Muitos mais humana assim.


    BiahB - Garota Pai D'égua
    garotapaidegua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    eu gostei muito da Katniss no primeiro livro, mas confesso que ela se tornou uma chatinha nos últimos dois livros hehehehe
    Mas com certeza é uma personagem marcante e que admiro muito.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei vendo o filme pelo qual eu gostei muito, depois que li o livro eu me tornei fã!!! Simplesmente demais, foi minha primeira distopia que li!
    Esperando o segundo filme ansiosa!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Katniss é uma personagem perfeita. Sim, eu li divergente e achei a Tris muito inconstante, a personalidade dela é indefinida. Tipo: Uma hora ela é forte e corajosa, em outro momento ela fica com medo do seu namorado (?). Mas Katniss não é assim, é uma menina decidida e sabe o que faz. Gostei do texto.

    Abraços, e visite sempre Terras Distantes!
    http://terrasd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafa! Gostei demais do texto da Renata, vocês do Artesã Literária SABEM DEMAIS também me deixar louca por um livro! Ah, socorro! hahah Só assisti ao filme, ficava curiosa para saber O QUE TINHA DE TÃO BOM EM JV. Mas eu ter lido uma parte de Divergent foi que me fez ficar fã de distopias, e não vejo a hora de ter Jogos Vorazes na estante, apesar de há um tempo eu ter ficado com o pé atrás depois de ter amado o filme. =) Adorei, parabéns, Renata! Beijos

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  9. Hey, Rafa, tudo bem?
    Eu sou daquelas apaixonadas pela Katniss. Que personagem forte! Adoro quando me deparo com isso. :)
    Ainda não li Em Chamas (triste), mas em JV deu pra ver isso claramente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária