Resenha de "O Jogo da Mentira" - The Lying Game #1

Nunca assisti as séries ou li qualquer livro de Sara Shepard, mas após terminar de ler O Jogo da Mentira fiquei completamente embasbacada e encantada pela escrita da autora, ela introduz novos elementos e encaixa tudo com tanta naturalidade e de forma tão intensa que é difícil não se apaixonar.  
"De repente a imagem do vídeo voltou à sua mente. Uma irmã perdida há muito tempo. Seu coração se alentou. Ela tinha que encontrá-la. [...] Se ao menos eu pudesse dizer a ela que era tarde demais..."
Emma Paxton foi abandonada pela mãe quando tinha apenas cinco anos e passou a viver em lares temporários desde então. Aos dezessete anos, enquanto morava com mais uma terrível família temporária, ela descobre através de Travis ("o irmão babaca da vez") que pode ter uma irmã gêmea perdida. Só tem uma problema: sua irmã pode estar morta, já que de acordo com o vídeo mostrado por Travis, ela estava sendo estrangulada. 

Após encontrar algumas pistas no vídeo - inclusive o nome de sua irmã -, Emma a encontra no Facebook, pesquisa sobre sua vida, entra em contato e elas finalmente marcam um encontro. Porém, nada saí como o planejado, pois Sutton Mercer (a irmã gêmea adotada, rica e popular) não comparece ao encontro e Emma é confundida pelas amigas de Sutton. A partir daí, Emma é obrigada a fingir ser sua irmã gêmea e recebe diversas ameaças de morte para que ela nunca conte a ninguém o que está fazendo. 


Enquanto finge ser a gêmea popular e bad girl; tenta entender as piadas internas das amigas e evita o namorado de sua irmã, Emma descobre um jogo sórdido e cruel criado por Sutton: o jogo da mentira, e se dá conta de que a situação é muito pior do que ela pensava.
"Ela virou-se para o computador, clicou com a seta do mouse na janela de atualização de status de Sutton e começou a digitar: O jogo começou."
A história é narrada por Sutton - a gêmea "fantasminha" nada camarada, mas às vezes digna de pena. Ela passa todo o tempo ao lado de Emma e sabe tudo sobre o passado dela e seus pensamentos, mas não lembra praticamente nada sobre ela mesma - então é muito intrigante, bacana e medonho ver Sutton se lembrando gradualmente de alguns eventos que ocorreram. 

Shepard escreveu uma trama repleta de mistérios, ameças, crueldades e constantes questionamentos, abordando também o bullying, em outras palavras, é de tirar o fôlego. Tudo acontece com muita rapidez, porém, a trama foi muito bem amarrada, deixando, é claro, algumas pontas soltas para o próximo livro. Um aviso: não esperem por momentos românticos, pois não houve espaço para isso, infelizmente.

Gostei bastante de Emma, que é inteligente e uma boa garota, em geral, o oposto de sua irmã gêmea, e Ethan, o amigo nerd misterioso. As amigas e a meia irmã de Sutton davam medo, às vezes, por suas atitudes e quanto a própria Sutton, ainda não sei exatamente o que pensar, eu a odiei em inúmeros momentos, mas em relação a Sutton narradora, que vê a história sob outro ponto de vista, me senti mais à vontade. Vale ressaltar que em nenhum momento sabemos de fato se ela está morta ou não - mais um grande mistério.

Outro ponto positivo que me encantou foi a capa - muito linda, com verniz nas imagens e palavras. A revisão ficou muito boa e a diagramação é normal, mudando apenas quando relata as lembranças de Sutton.
  • Escrito por Sara Shepard.
  • Editora Rocco.
  • Tradução: Joana Faro.
  • 294 páginas.
  • O canal Boomerang exibe a série baseada nos livros.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. =)

17 comentários:

  1. Parece interessante, vou procurar saber, porque não gostei muito de PLL... Ótima resenha!

    http://leituradesenfreada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa quero muuuito ler !!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa! Esta série eu não gostei, achei a adaptação pata Tv fraca, PLL é bem melhor, agora o livro eu quero ler, pois acho que é bem mais detalhado que a série, estou doidinha para comprar, vi ontem na livraria e os dedinhos coçaram. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas fiquei com vontade de ler ;D

    ResponderExcluir
  5. Oiii Rafa,
    Eu daria uma chance a esse livro sem pensar duas vezes, a capa é linda, a sinopse maravilhosa e sua resenha incrível, e ainda há mais um motivo, eu adoro PLL, não li os livros, mas a série de Tv é maravilhosa, eu sei que não é a mesma coisa, mas tudo bem. Eu adoro um bom mistério, e as vezes é bom fugir dos romances um pouco, adorei a trama, fiquei curiosa em conhecer o amigo nerd!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Rafa, sua resenha foi muito bem estruturada, mas fiquei um pouco em dúvida sobre o livro. É claro que eu daria uma chance a ele, mas fiquei meio inseguro quanto á história. Espero que eu goste. Logo mais vou lê - lo e conto minhas impressões... Beijos, Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  7. Estou mega curiosa por esse livro, tem gente falando bem e alguns odiando, acho que iria gostar, pela estrutura da tua resenha, o livro parece ser bem legal, pra mim seria intenso, mas eu curto.Beijos, Rafa.
    Beijão, bom final de semana :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, e achei super legal a ideia do enredo!
    Tenho que concordar com a Lu Miranda: pela sua resenha, acho que também gostaria :)

    Beijos e uma linda semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oie rapha, minha irmã vive falando dessa série, mas com a minha falta de tempo para acompanhar, acho que vou preferir ler o livro mesmo. Parece ser muito bom, adoro tramar rápidas e repletas de mistério.
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa, tudo bem?

    eu vejo a série Pretty Little Liars na TV. Mas assim, pelo que vejo na série e pelo que sei esse livro não tem nada a ver com os livros mentirosas, né? São outros personagens outras histórias, certo? Pelo que li da resenha tem alguns principios bem parecidos com PLL.E apesar de achar todo o mistério que a Sara coloca em seus livros algo maravilhoso, não sei se leria Jogos de Mentiras, justamente por achar que é o mesmo do mesmo, sabe?

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Juura? Agora fiquei curiosa!

    Já li metade de PLL e acompanho a série de TV, e não esperava nem metade do que você contou sobre o livro. A série de tv, The Lying Game, é tão diferente!! Já percebi que eles tem essa mania de "amenizar" o quão egocêntricas e ruins as personagens são, mas agora eu fiquei chocada!

    E fiquei especialmente curiosa sobre como a autora fez com essa Sutton que pode ou não estar morta e narra a história. Ahh, agora eu quero!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  12. Eu já acompanho a série de Tv, e agora fiquei curiosa para ler o livro!
    a capa é linda! e adoro a escrita da Sara Shepard, irei ler com certeza.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa!
    Achei interessante saber a narradora da história é a Sutton, e que ela pode ou não estar morta, mas esse não é o tipo de livro que me atrai, embora a resenha esteja ótima.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  14. Estou tão curiosa para ler este livro!
    Acompanho a série de TV e adoro, mas.... pelo que vi em sua resenha, há algumas diferenças significativas entre as tramas (como sempre, né?!).

    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Amanda :)
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa, com certeza vou ler este livro, achei a história muito interessante, vou tentar acompanhar a série...
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Encantada coma a resenha e a história. Parece ser muito bom o livro. Vou tentar ler. Espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha, já tinha ouvido falar deste livro, mas não conhecia o enredo. Me interessei muito, fiquei curiosa para saber como este mistério será desvendado. Parece ser um livro que prende o leitor, com muito suspense! Gostei de saber que a personagem foi bem construída. Este livro está nos meus desejados, quero ler também!
    beijos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária