O Verbo Delas: Valerie Russell

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 25 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Oi pessoal! Tudo joinha com vocês?

Esse mês O Verbo Delas traz uma personagem um tanto incomum, ela se chama Valerie Russell e tem sua história contada pela autora norte-americana Holly Black, no livro Valiant - Fadas ousadas e modernas.


Val é uma adolescente normal que embarca em um Universo fantástico ao fugir de casa. Depois de ser traída pelas pessoas em que mais confiava, ela surta momentaneamente e passa a morar nas ruas. Faz alguns estranhos amigos e se envolve com drogas. Mas não é qualquer droga, ela é conhecida como "Nunca Mais", e na verdade é um remédio feito para que seres mágicos possam viver na cidade, pois eles tem pouca resistência à ferro. Em humanos porém, a droga causa um barato, e mistura a realidade com a magia, e óbvio, causa uma séria dependência.

A princípio ela possui cabelos castanhos claros, gosta de usá-los presos com grandes bandanas. Não é sistemática com aparência, sendo mais esportiva e básica. Sua mãe-metida-a-adolescente fica empurrando maquiagem pra cima dela, e tentando lhe ensinar como se vestir ou quem ser. Então após fugir de casa ela raspa o cabelo e vai morar nos túneis do metrô.

Val não é uma mocinha/heroína tradicional. Ela se torna dependente do "Nunca Mais", se envolve em estranhos acontecimentos com as criaturas mágicas e desenvolve complexos sentimentos por um troll de pele verde - uma mistura de amor, amizade, desejo.

As criaturas mágicas presentes na história não tem nada de encantadoras, na verdade é um universo sombrio, com criaturas muitas vezes crueis e de aparência grotesca. É um prato cheio pra quem adora - assim como eu -histórias envolvendo fadas e afins.

Holly Black não mede palavras ao mostrar a realidade das crianças e adolescentes de rua em Nova York, lugares feios, sujos e fedidos. Também mostra de forma direta a dependência química, mesmo sendo uma química mágica. Em um universo assim, Val se destaca quando se trata dos amigos em perigo e tem o pensamento rápido quando o pânico deveria dominar.  É impulsionada pela raiva que explode em forma de rebeldia, sentimentos tipicamente adolescentes.

Do início do livro até o final, vemos uma Val amadurecendo, se encontrando depois de mergulhar no caos, se erguendo frente a seus problemas. É uma personagem humana. Uma característica que Holly Black explora muito bem em todos os personagens, que se não fosse o universo de fadas e outras criaturas, poderia muito bem ser situações possíveis de serem vividas.
"- Mas os espelhos e beijos também não são mágicos. Ele riu. - Então não acredita que um beijo seja eficaz para transformar uma fera ou acordar os mortos?"
* O livro foi publicado pela Editora Rocco e faz parte de uma série de 3 livros, embora cada livro seja focado em personagens diferentes. (E dos três, a história da Val é a minha preferida!)
* O terceiro livro não foi traduzido ainda.

11 comentários:

  1. Olá!
    Adorei essa coluna e ainda não conhecia esse livro! Acho que iria gostar dessa personagem!

    Beijos
    www.sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir
  2. nao conhecia o livro, então nem sonhava com essa personagem
    mas gosto de personagens assim, diferentes...
    gostei da dica, como é fantasia e curto muito, vou marcar como desejado no meu skoob *o*

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia o livro. :x
    A personagem é bem diferente. Possui algumas características legais.
    Caso tenha oportunidade de ler o livro, lerei sem medo, até mesmo por curiosidade. Espero gostar. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei, ainda não conhecia o livro!
    Adoro essas personagens diferentes, humanas, que não são as mocinhas típicas. A história já me envolveu, estou muito curiosa pra ler.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas gostei de conhecer um pouco da personagem e a história ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Achei o personagem bem diferente, bem divergente dos padrões, adoro!!
    A coluna é bem legal, esses personagens me surpreendem!
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas a personagem parece ser bem construída e vou procurar saber mais da série. Engraçado que me lembrou outra história que já li.

    Bom domingo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Qual livro te lembrou?

      Boa semana, querida. =*

      Excluir
    2. Também fiquei curiosa! Qual história?

      Excluir
  8. Oláá
    Nós da equipe do "Quatro Amigas e um Livro Viajante" marcamos seu blog numa TAG chamada "11 coisas". São onze perguntas que seu blog deve responder e marcar mais outros onze para participar. Dê uma passada no link abaixo e responda nossas perguntas, vai ser muito divertido ;)
    Beijos!

    http://www.quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/05/tag-11-coisas.html#more

    ResponderExcluir
  9. Oi, queridos!

    Eu também não conhecia o livro até a Renata fazer este post. Fiquei morrendo de vontade de lê-lo!

    Muito obrigada pelos comentários. =)
    Beijocas.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária