Leituras da Candi: "O Inverno das Fadas"

"Oi, meu nome é Candida Desirée, mas você pode me chamar de Candi, tenho 17 anos e moro na Bahia, sou apaixonada e viciada em livros, séries de TV, cinema, Harry Potter, Percy Jackson e Game of Thrones. Se a vida ficar ruim, abra um livro e mergulhe na verdadeira fantasia."
"Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E morte."

Sempre tive um desejo de ler algo da Carolina Munhóz, seja pelo fato dela ser potterhead e do Potterrish ou por ser considerada a Alexandra Adornetto e Cassandra Clare brasileira. Enfim, esse desejo finalmente se tornou realidade e devo dizer que não me arrependo disso. Ela escreve divinamente bem, e merece esse título que tem. Mal você começa a ler seu livro, e deseja poder devorá-lo em instantes.  Foi basicamente o que aconteceu comigo.

Além da descrição bastante envolvente, devo dizer o quanto a história é mágica (eu sei, um péssimo trocadilho, mas define bem). Achei interessante o fato de contar os dois mundos - o das fadas e o nosso - e a maneira na qual ela o fez foi muito interessante. No meu caso, eu ficava sem conseguir parar de ler e ao mesmo tempo ele não me conquistou em certos pontos. Só achei que faltou um certo aproveitamento dos personagens. É tudo muito focado na Sophia e no William, e os personagens meio que ficaram de lado, e tudo meio que acontece em prol deles (não sei se estou certa, ou se é apenas a minha impressão, mas whatever). E, ela meio que faz referências à algumas celebridades que já morreram (eu pelo menos achei isso) sem nem pelo menos usar pseudônimos. Sophia foi uma personagem bem construída. Sophia é uma mescla do que é bom e belo, e do mal e feio. Mas a autora a colocou em um enredo batido, e se não houvesse tanta previsibilidade o livro seria um sucesso maior.

Apesar de algumas coisas previsíveis da autora, que são quase que superadas pela escrita envolvente dela, o livro é muito bom e vale a pena ser lido - embora tenha vários pontos negativos. Uma das coisas que eu gostei foi a trilha sonora e ela é muito legal. Enfim, vão ler O inverno das Fadas e depois venham aqui dizer se gostaram. o/

Love always, Candida.
  • Escrito por Carolina Munhóz.
  • Editora Fantasy - Casa da Palavra.
  • 304 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
*Imagem retirada do site da autora.

12 comentários:

  1. Eu era extremamente apaixonada por esse livro, não consegui comprá-lo e desisti de adquiri-lo. Como você disse, existem algumas coisas previsíveis no livro, mas você se sentiu totalmente empolgada e evolvida pela escrita da autora, e será que não é isso que vale? Claro que, gostamos de umas boas surpresas, mas há livro que não. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. Tenho que admitir que um dos motivos que compro livros são pela capa, e esta capa é linda <3 Não conhecia o livro, mas adorei a sua resenha.
    Adoro também quando é uma história que envolve "dois" mundos. Tão incrível pensar que existe um mundo mágico :)

    Beijos e uma linda semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Rafa
    sempre tive curiosidade em ler esse livro, porém, após a minha decepção com fadas no enredo, deixei passar. Mas sua resenha me deixou com gostinho de quero mais, especialmente porque adoro livros que trazem trilha sonora, e personagens com o qual nós podemos nos identificar, e por ser nacional, certamente a autora plantou caracteristicas que podemos nos conectar.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Na hora que eu vi que tinha resenha desse livro vim correndo pra cá. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas nunca consegui comprar. Apesar de você ter dito que é previsível, Candida, eu ainda tenho muita vontade de ler.
    Logo que eu conseguir ler o livro venho aqui comentar e dizer o que eu achei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente ainda não li este livro, mas quero ler, inclusive votei na capa na época que estava sendo escolhida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Vish, sei não, desconfio de tudo que tenha um mechandise muito forçado (não que a autora não possa escrever bem, mas acho comparativos do gênero "Cassanda Clare brasileira" muito forçados e desnecessários)

    Enfim, sobre o livro, já ouvi tanto críticas negativas quanto positivas e confesso que fiquei com o pé atrás pelas negativas. Quero ler justamente para ter minha opinião sobre a autora, mas não sei se começaria por esse livro em particular, apesar da sinopse ser BEM interessante ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Até porque a Cassandra Clare é um nome de peso e isso pode ser um fardo e tanto pra ela (apesar de ser uma honra, a depender da situação.

      Btw, beijos

      Excluir
  7. Só a capa já me ganhou. Pela sua resenha vi o quanto o livro te agradou. Eu não conhecia a autora e essa é a primeira resenha deste livro, espero que um dia eu tenha a oportunidade de ler-lo.

    Beijos, seu blog é lindo estou te seguindo!
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela, tudo bem?

    não conhecia esse livro! A autora é Potterhead???? Toca ae \o eu AMO Harry Potter! Pra mim livro tem que ter uma escrita envolvente, que te prende mesmo, sabe? Que bom que esse segue este estilo. Acho que vou dar uma chance a ele ^^

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Sempre quis ler esse livro, mas quando fui na bienal estava com um preço um pouco alto. Desde então não pensei mais em comprá-lo. Um amigo meu disse que o livro é ruim, mas como muita gente elogia muito, decidi não desistir do livro.
    A história me parece muito boa ♥
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Livros que envolvem fadas já despertam minha atenção automaticamente. Parece interessante! - e a capa tá bem linda mesmo! ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi, já ouvi críticas bastante negativas sobre esse livro, o enredo não me envolveu, mas vou dar uma chance.
    Bjs

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária