O Verbo Delas: Tally Youngblood

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 25 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Oi pessoal! Como anda o mês de abril para vocês?

Nesse mês eu trago uma personagem bem peculiar para a coluna O Verbo Delas: Tally Youngblood, da série de livros Feios do autor norte-americano Scott Westerfeld. Tally é uma personagem surpreendente, capaz de despertar em nós, meros leitores, todo tipo de emoção contraditória. Ela é interessante, ao mesmo tempo em que é chata. Ela é esperta, ao mesmo tempo em que é manipulável.


Tally Youngblood vive em um universo futurista onde todas as pessoas passam por uma cirurgia aos 16 anos e se tornam fisicamente perfeitos, indo morar na Vila Perfeição, um lugar agitado por festas e diversão 24 horas por dia! Tudo parece perfeito, certo? Mas o que é de fato perfeito?

Fisicamente - pelo menos no primeiro livro - ela tem uma aparência bem banal, olhos castanhos sem graça e vesguinhos, cabelos crespos, nariz achatado, lábios finos, Tally está há três meses de seu aniversário de 16 anos, e não vê a hora de finalmente se tornar perfeita.

E é então que coisas estranhas passam a acontecer. Encontros inesperados fazem com que essa diferente protagonista reveja todos os seus conceitos sobre o próprio universo, até onde uma cicatriz faz parte de quem você é? Até onde as peculiaridades da aparência física de alguém dito 'feio' complementam a 'beleza' natural dessa pessoa? Mas acima de tudo, Tally vai se perguntar sinceramente: o que é beleza?

Nesse Universo em que todo mundo é igual, Tally se destaca ao refletir sobre questões que, de certa forma, fazem parte do 'nosso' universo tão voltado para as aparências. Ela é egoísta, e esse egoísmo a faz meter os pés pelas mãos o tempo todo. Ela tenta ser leal aos seus amigos, mas termina se importando mais consigo mesma, e quanto mais ela tenta consertar seus erros, mais bagunça ela faz. Não é apenas fisicamente que Tally é comum. Então a questão é: o que a torna especial?

Tally nunca será a mesma pessoa do início do livro. E isso se repete nos três volumes em que ela é a protagonista. Ela vai sempre refletir, analisar, e se reprogramar. A sociedade a ensinou o que é beleza, mas ela vai chegar à sua própria conclusão sobre o assunto e vai agir a partir daí, adquirindo uma mentalidade totalmente diferente ao final do livro. Essa peculiaridade é o que faz dela uma personagem tão especial, uma personagem que vale a pena conhecer - mesmo quando a gente fica com vontade de gritar com ela por estar sendo tão idiota!

*A série foi lançada no Brasil pela Editora Galera Record: Feios, Perfeitos, Especiais, Extras.

*Tally é a protagonista dos três primeiros livros, sendo que no quarto ela aparece bem pouco, mas ainda assim super recomendo!

8 comentários:

  1. Oh My Dog, como não ficar mais ansiosa ainda pela série? Ei, essa coluna é bem interessante, bem diferente e prende o leitor até a última pontuação da postagem, muita criativa!
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu não li esta série ainda, mas ela é bem comentada. Adorto quando acho posts que detalham bem os personagens, é algo que nos dá uma visão diferente da resenha e muito boa também.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao li essa serie, mas coloquei os 4 livros da minha meta de leitura pra esse ano! TO doida pra conseguir ler ahahahaha
    A personagem parece ser bacana e é claro que nesse "mundo perfeito" alguem tem que aparecer e resolver ser do contra rsrsrs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar muito bem dessa série e estou bem curiosa para ler. Espero em breve colocar essa série no meu carrinho de compras e começar a leitura o mais rápido possível.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog flor, parabéns por ele.
    Sempre que tiver novidades passa no meu para me avisar, vou adorar voltar aqui.
    Já estou curtindo sua pag no face se puder curtir a minha vou ficar muito feliz de ter você por lá.
    Um grande beijo. Fica com Deus. E você tenha uma ótima semana
    http://andressalara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa, tudo bem?

    Ainda não li essa sére. Sempre vejo os livros na livraria e os blogs comentando, mas acho que a série ainda não conseguiu ganhar a minha atenção. =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como resistir a essa série? Não tem nem como, né?
    Eu estou com os quatro volumes que comprei na última promoção do Submarino mas até agora não tive coragem de ler. Vamos lá, dessa vez vai.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Eu amo essa série ♥ Uma das minhas favoritas

    E, de fato, o mais bacana da série são todas as transformações e críticas que a personagem principal traz a cada livro. A personagem em si não é uma das minhas favoritas, apesar de que eu amo a série demais - acho que essa é a primeira contradição já, não?

    Enfim, ótima personagem e ótima série

    Beijitos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária