Resenha de "As Vantagens de ser Invisível"

Você já se sentiu infinito? Quem sabe ao ouvir uma música até então desconhecida ou estando ao lado de pessoas que fazem a diferença?
"Primeiro, tenho muito interesse e fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não gostam realmente umas das outras. Segundo, as brigas são sempre as mesmas."
Charlie escreve cartas para alguém. Cartas que contam sobre sua rotina, seus anseios, loucuras, descobertas, experiências, amigos e família. 

Ele é um garoto de 15 anos que adora ler e agradar as pessoas, sensível, nada popular, com um passado instigante e complicado, um ótimo filho e, é claro, com uma mente repleta de dilemas. Após a morte de seu melhor amigo, Charlie se torna ainda mais solitário, mas ao se aproximar de Patrick e Sam, entrando para o grupo dos descolados, tudo muda. Marcando sua adolescência para sempre.
"E ela me beijou. Foi um tipo de beijo que eu nunca poderia contar a meus amigos como foi veemente. Foi o tipo de beijo que me fez saber que eu nunca seria tão feliz em toda a minha vida."
Atordoante, incômodo e comovente. Essas três palavras descrevem muito bem a história de Charlie, o garoto invisível - que vê as coisas, guarda silêncio sobre elas e compreende. Gostaria de escrever que adorei o livro, mas infelizmente, não foi de fato o que aconteceu... Eu gostei, mas não tanto quanto as outras pessoas que o leram. Não sou fã de drama, talvez tenha sido esse o motivo para não ter gostado tanto.

É uma história bonita, marcante, intensa e bem realista, com muitas lições de vida e frases memoráveis. Com narrativa envolvente e uma linguagem simples, que te encanta facilmente, apresentando situações corriqueiras e até mesmo típicas da adolescência - ao expor seus medos, indecisões, a vontade de viver ao extremo e a importância da família e dos amigos. Aconselho a deixar um lencinho por perto! 

Cada personagem causa um impacto diferente à trama, ajudando a moldar o protagonista - o meu preferido é o professor de inglês, Bill. Confesso que Charlie me irritou bastante por chorar o tempo todo e por qualquer motivo, compreendo muito bem o porquê dele ser tão sensível e tudo mais, porém fico um pouco estressada com o drama contínuo. Além de não ter concordado com algumas atitudes dele. 

Vale a pena acrescentar que no decorrer da história são citados diversos livros, músicas e bandas - achei muito bacana. O livro possui uma diagramação simples, é dividido em 5 partes e todo em formato de cartas, e foi muito bem revisado. 
  • Escrito por Stephen Chbosky.
  • Editora Rocco.
  • Tradução: Ryta Vinagre.
  • 223 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • O filme estreou em 2012 e tem no elenco: Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Fico contente em informar que foi bem fiel ao livro.
  • Recomendo. =)

31 comentários:

  1. Eu gostei desse livro!
    Viciei na música Asleep
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei esta música, Rizia!
      Beijocas.

      Excluir
  2. Ah, acho que eu tenho tudo para gostar deste livro, a começar pela linguaguem simples. Bela resenha.

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é incrível. Sem mais! Boa resenha, Rafa!

    ResponderExcluir
  4. Hey, baby!

    Eu também não senti tudo aquilo que esperava quando li esse livro não. O livro é bom, bonito, tocante e tudo isso. Mas também acredito que por eu não ser muito fã de dramas, não me senti tãaao ligada ao livro assim. Mas pretendo reler e ver se não foi aquela história de "não tava no clima" que também sempre acontece comigo.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  5. eu tenho muita vontade de ler esse livro. Como eu gosto de drama, acho que então gostarei do livro. Ainda não assisti ao filme, pq quero ler o livro ainda. Eu espero que eu não ache o personagem tão irritante, mas acho que com a linguagem simples, mesmo se o personagem for um porre, eu consigo ler o livro inteiro.


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse livro.
    Principalmente fiquei viciada na música Asleep!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa! O livro só recebe elogios, eu quero muito ler. O melhor é que parece trazer algo além da história, pelo visto foi uma bela leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Estou bem curiosa para ler esse livro e ver o filme *-*
    A trama parece ser bem interessante e sua resenha ficou ótima :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa!
    Drama também não é a minha praia, então acho que neste caso vou apenas assistir o filme.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Eu to com vontade de ler esse livro desde de quando foi lançado. Pelo filme eu não me interessei muito e por isso gostaria da edição sem ser a capa do filme.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela resenha!gostei muito do filme e quero ler o livro!

    http://bibliotecavirtu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sou bem curiosa para ler esse livro.
    Gosto bastante de drama e quero ler este livro o mais rápido possível!

    Beiijos.

    ResponderExcluir
  13. Amo, amo, amo esse livro. As músicas, os livros, os personagens... Ah, sou profundamente apaixonada por tudo *o*.

    ResponderExcluir
  14. Estou com muita vontade de ler o livro.
    Ainda não vi o filme, mais uma amiga minha me falou super bem dele que confesso que estou super curiosa pra vê.
    Gostei da história, espero ler o livro em breve.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  15. Assisti o filme, e amei. Adoro um drama, e estou louca pra ler esse livro, procuro em todo lugar e não encontro. Acho que posso gostar mais do que você gostou, afinal, gosto do gênero. Gostei da sua resenha, e quando ler o livro espero me sentir infinita :)
    Beijos!

    http://desajeitadasamadoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já passei diversas vezes por esse livro nas livrarias e nunca senti a menor curiosidades por este livro,uma dia li uma resenha de um garoto e pluft! não é que me deu curiosidade? : haha.

    ResponderExcluir
  17. Estou louquinha por esse livro! Hahaha Adorei seu cantinho, já estou seguindo. Depois dá uma passadinha lá no blog?

    Beijão,

    Taíssa.
    http://garotaspuroluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estou bem curiosa para ler esse livro.
    Uma história bem forte e evolvente.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  19. Estou intrigado com esse livro, dividido! Escuto péssimas críticas e ótimas críticas! Não consigo me direcionar! Vou ler! Se não gostar, paciência!Se gotas, um livro a mais para minha lista! Bjss

    ResponderExcluir
  20. assisti o filme e gostei bastante
    quero ler o livro muito

    ResponderExcluir
  21. o livro é incrivel, se tornou um dos meus preferidos :3

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não li o livro, mas o que li até agora me fazem querer ler o livro. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  23. Essa é a primeira resenha não tão positiva em relação a esse livro que leio. Assim como você, não sou muito fã de dramas, e quando uma personagem só vive na fossa, aí o negócio complica mais ainda. Rsrsrs
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. assisti o filme e amei, o livro deve ser ainda melhor, quero ler :)

    ResponderExcluir
  25. Oláa!
    Tenho grande curiosidade pela leitura desse livro, devido a tantas resenhas positivas que leio sobre ele! A sua foi a primeira não tão positiva assim, mas é legal conhecer várias opiniões!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  26. Assisti o filme, achei bem fofinho, embora um pouco confuso, com certeza o livro deve ser bem meeelhor, louquinha pra ler!!

    ResponderExcluir
  27. Eu estou louca com esse livro desde que a Rocco falou que ia lançar no Brasil, mas ainda não tenho ele *mimimimi* ):
    Me segurando pra não ver o filme antes, se não perde a graça. Mas se é com a Emma diva, com certeza deve ser bom!

    Beijocas,
    Mars - Letras de Chá.
    www.letrasdecha.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Rafa!
    Tenho que ler esse livro, amei o filme. O personagem principal tem tudo a ver comigo, a capa é linda principalmente por causa da Emma e do Logan. E ainda tem citações de músicas e bandas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito d livro!! Fiz uma resenha sobre o livro e o filme no blog.

    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca vou superar o fato do Charlie não ser real :( Ele é tão doce e ingênuo *sem falar no gosto musical espetacular* Eu também não sou muito fã de drama mas AVDSI foi uma exceção, é um dos livros mais bonitos que já li e não necessariamente pela história, mas pelo o que ele te faz pensar após a leitura.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária