O Verbo Delas: Lyra Belacqua

Meu nome é Renata Lôbo, tenho 25 anos e moro em São Paulo. Sou mamãe 24h por dia, estudante de Letras cinco dias por semana, leitora compulsiva, e escritora amadora nas horas vagas. E essa é a Coluna O Verbo Delas. Espero que gostem!
Oi pessoal! Lembram de mim ainda? Na coluna O Verbo Delas desse mês, eu trago para vocês uma das personagens mais intensas que eu já conheci: Lyra Belacqua, personagem da trilogia Fronteiras do Universo do autor britânico Philip Pullman.


Com apenas onze anos, Lyra parte em uma incrível jornada em busca de seu amigo desaparecido, Roger Parslow, que teria sido sequestrado por uma misteriosa organização que não apenas sequestra crianças, como também faz experiências com elas.

Lyra é pequena, magra, tem cabelos dourados, curtos e loiros, possui olhos incrivelmente azuis e uma personalidade impetuosa e rebelde. Foi criada pelos funcionários e professores da Faculdade Jordan e acreditava ser órfã - razão pela qual ela não aceita que ninguém mande nela.

Philip Pullman explora - maravilhosamente bem - a ideia de universos paralelos, e cria um incrível universo onde as pessoas são ligadas a criaturas conhecidas como dimon (no original dæmon), sendo que um dimon tem a capacidade de se transformar em qualquer animal que ele queira, pelo menos durante a infância, e com o tempo ele termina assumindo uma forma definitiva. O dimon da Lyra se chama Pantalaimon - Pan para os íntimos! - e diferente dela, ele é muito mais calmo e prudente, agindo muitas vezes como uma consciência para a garota.

Lyra é corajosa e não tem medo de sujar suas mãos na hora de agir, é impaciente e leal, sendo capaz de ir até o fim do mundo - literalmente, para ajudar um amigo. Ao longo da história ela faz amizade com vários personagens interessantes conquistando cada um deles com seu jeitinho espontâneo e valente, e sua língua mais que afiada, o que lhe rendeu a alcunha de Lyra da Língua Mágica, ela tem grande facilidade em mentir e dissimular, mas às vezes termina sendo inocente confiando nas pessoas antes de saber se deve ou não.

Ela desenvolve uma forte amizade com as bruxas, torna-se amiga dos gípcios, conhece alguns anjos rebeldes, entra no mundo da morte, conhece uma cientista e um garoto do nosso universo, faz amizade com o aeróstata Lee Scoresby, conhece outros universos com estranhas criaturas, e torna-se uma grande amiga do Urso de Armadura (panserbjørne) Iorek Byrnison a quem ela ajuda a reconquistar o título de rei dos Ursos de Svalbard em uma cena violenta e chocante em que fica muito claro de que tipo de fibra Lyra Belacqua é feita, quando ao perceber que o amigo poderia perder o duelo mortal, Lyra se obriga a assistir até o fim tentando demonstrar assim todo o carinho, respeito e admiração que ela sentia pelo Urso.


*A trilogia Fronteiras do Universo foi publicada no Brasil pela Editora Objetiva e é composta pelos livros:
- A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar.
Possui ainda mais um livro complementar publicado pela mesma editora:
- A Oxford de Lyra - que conta uma pequena história após os acontecimentos da trilogia.
O primeiro livro foi adaptado para o cinema em 2007 e Lyra foi interpretada pela atriz Dakota Blue Richards.

7 comentários:

  1. Tenho a trilogia em casa e ainda não li. Ela parece ser uma excelente personagem.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li apenas o primeiro livro, mas devo dizer que foi realmente mágico. O ruim é que eu vi o filme antes de ler, ai fui lendo querendo os acontecimentos do filme e isso prejudicou algumas partes.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a trilogia, mas o perfil da protagonista me interessou muito. Adoro personagens rebeldes e corajosas.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente amo essa trilogia! Ja li todos e adorei! Uma das minhas favoritas!! Ate tem post pra apresentar ela lá no blog, mas minha coleção é aquela mais antiga, o primeiro livro ainda tinha o nome de Bussola Dourada e o termo nele é Deamon mesmo. Só nao fiz resenha ainda pq quero reler pra poder relembrar de algumas coisas hehehe
    O filme é péssimo... argh.
    Adorei o post!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Não li a trilogia ainda, mas vi o filme :)
    Adorei a sua coluna, muito legal!
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata, oi Rafa!
    Não li os livros, mas vi o 1º filme "A Bússola de Ouro" e adorei, nunca entendi porque não adaptaram o restante da série para o cinema, fiquei decepcionada.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme, mas nem lembro direito o que acontece. haha
    Eu quero ler os livros, mas não estou tão empolgada assim, gostei de conhecer a personagem, pq como nem lembro do filme, nem lembrava o nome dela..haha

    Beijos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária