Resenha de "Santos Dumont: voar é para todos" - Caio Zip

Um instante e um clarão azulado, então de repente, Caio desaparece e logo em seguida reaparece num outro ano? Década? Século? Nunca se sabe. Sua vida é imprevisível, porém, há algo de muito bom nesta confusão temporal toda. As pessoas que ele pode conhecer e conviver, e os momentos memoráveis da história que pode presenciar.
"- Como Gustave disse: 'De uma forma ou de outra todos nós queremos atingir as alturas' - por um instante o piloto olhou o movimento da festa e depois se virou para o seu assistente. - Todos nós queremos conquistar as asas da liberdade, ultrapassar os nossos próprios limites. É, Zip.. - suspirou Santos Dumont, apoiando a mão no ombro de Caio. - Voar é para todos!"
Caio Zip, um jovem muito esperto e carismático, aparece em Paris em pleno século XX, no ano 1909, e após salvar a bela demoiselle Hélène Dutrieu, ele é apresentado ao mundo de Santos Dumont. Ele é convidado a morar com Santô e passa a ser seu assistente, ajudando na construção dos aviões e presenciando os grandes feitos de um dos "pais da aviação". 

Santô era muito influente, participava de grandes eventos e era amigo de pessoas memoráveis. Sendo assim, Caio pôde acompanhar de perto a Semana da Aviação e trocar ideias com Marcel Proust, Freud, Blériot, Curtiss, Isadora Ducan, Eiffel e outros. No meio de toda essa aventura, bem real, Caio também pilotou sozinho um dirigível em busca de Santos Dumont e ainda teve tempo de se apaixonar pela encantadora Valquíria. 
"- Deixe estar! - tranquilizou Caio, sustentando um sorriso matreiro. - Com o tempo você vai saber muito bem o que escrever. Aposto que as pessoas do mundo todo vão adorar." 
O livro é dividido em 2 partes: a primeira é a história, com um capítulo extra expondo os segredos do livro; e a segunda, trata dos inventores do voo, no qual há uma rica pesquisa sobre o assunto - com diversas ilustrações, trechos de cartas / reportagens e mais.  

Narrada em terceira pessoa, a história é focada em Santos Dumont e Caio Zip, em especial no primeiro. Tem uma linguagem adequada para a época (1909) - e é exatamente por isso que o viajante do tempo tem de reformular suas falas, por dizer muitas gírias ou expressões que não existiam naquele tempo.

Vale ressaltar que a maioria dos eventos ocorridos na história foram reais, assim como os diálogos - meus favoritos foram as conversas com Proust e Freud -, e que algumas personagens foram criadas para complementar a história (a namorada de Caio, por exemplo).

Alguns momentos foram um pouco maçantes, um diálogo aqui e outro ali, porém isso não influenciou a dinâmica da leitura, que flui tranquilamente e te envolve e diverte. E claro, te informa! Aprendi bastante sobre o assunto e gostei muito. O último capítulo se tornou o meu preferido, por aparecer uma pessoa que eu adoro, e mostrar como Dumont ajudou no desenvolvimento dos aviões.

A revisão foi muito bem feita, encontrei pouquíssimos erros, e quanto a diagramação, o que a diferencia é o início dos capítulos que contêm a ilustração de um monoplano. Achei a capa uma graça, tanto o título como a imagem de Santos Dumont são em alto relevo.

  • Foi escrito por Regina Gonçalves e Regis L.A.Rosa.
  • Editora Viajante do Tempo.
  • 360 páginas.
  • Disponível nas livrarias Travessa e Cultura
  • Recomendo. Venha viajar e aprender com o adorável Zip! =)
*Exemplar para resenha.

12 comentários:

  1. Oie Rafinha!Tudo certo?
    Nossa quanto tempo não entro no seu blog neh?Que vergonha *0* kkk Ele está tão lindo blogueira!Parabéns...
    E essa resenha então?Maravilhosa!!!Amei,com certeza vou ler esse livro,adorei mesmo \o/
    beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa! Comecei a ler este livro ontem e estou achando bem divertido, e como você disse dá para aprender muito. Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Adorei seu blog viu, obrigada pela visita espero você lá mais vezes, sempre que possível vou está por aqui.
    Não conhecia esse livro ainda, mas conheço bastante a história de Drummont acho que vou gosta desse livro, vai rpa lista é claro.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!
    Esse mote me lembrou o do filme "Meia-noite em Paris"!
    Parece um livro interessante e instrutivo.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Bem, parece interessante o livro. Gosto de ler, me diverti e aprender ao mesmo tempo. Leria sim.
    Sua resenha está ótima.
    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Gente, que doideira! Nunca teria imaginado que o livro era assim. Parece até bacana, mesmo. Fiquei curiosa agora, principalmente porque acho o máximo quando o autor consegue adicionar coisas verídicas na história.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  7. Sabe o motivo de eu me interessar nesse livro? Os personagens são reais! É sempre tão legal imaginar pessoas que a gente "conhece" fazendo coisas diferentes, sabe? :)
    Gostei bastante da indicação!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Que livro interessante! Uma boa forma de saber mais sobre a história de Santos Drumont sem precisar prestar atenção em aulas cansativas de história, e de um jeito mais prazeroso :)
    Achei bem legal, quero embarcar nessa leitura com Caio Zip!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar deste livro.Achei interessante.
    Essa vai para minha listinha. (:

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem atraída.
    Acho que tem tudo para ser uma boa leitura.
    Obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que abordam viagens no tempo, e vendo que na trama tem personagens reais que aprecio, já me interessei mais ainda. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. nunca tinha ouvido falar, mas parece legal
    parabens pela resenha

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária