Resenha de "Charlotte Street"

Indubitavelmente o melhor livro do ano - para mim. Apaixonante e divertido, um dos meus favoritos. Charlotte Street encantou com sua proposta diferente, trazendo uma história de amor totalmente fora do comum, mas ao mesmo tempo, meiga e cativante.
"Mas eu sabia o porquê. Pois há certo medo de que esses momentos na verdade não existam fora da sua própria cabeça. Os olhos não se encontram em um lugar lotado, duas pessoas não pensam precisamente na mesma coisa, e se só uma pessoa na verdade tem aquele momento, ele é de fato um momento?"
Londres, em uma movimentada esquina da Charlotte Street... Foi onde Jason Priestley conheceu A garota. Porém, o momento durou muito pouco, pois o motorista do táxi estava impaciente, e a única coisa que ficou daquele mágico momento foi uma câmera descartável 35 mm.

Jason mora na Caledonian Road com seu amigo Dev, "em cima de uma loja de video game entre uma agência de notícias polonesa e aquele lugar que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é", tem 32 anos, é solteiro, já foi professor e agora trabalha como jornalista no London Now. E iniciou uma jornada, com as poucas pistas que possui, para encontrar A garota, aquela por quem ele está praticamente apaixonado, e devolver suas preciosas fotos - exatamente, ele as revelou, mas culpe seu amigo Dev!
"Sempre fui desconfiado com relação à esperança. Mas agora eu podia ver que a desesperança não era o caminho para seguir também. É bom ser surpreendido com coisas boas, é claro. Uma ligação inesperada. Uma conquista inesperada na vida. Mas como é bom também tentar e fazer as coisas boas acontecerem."
A história é narrada em primeira pessoa por Jason, um dos personagens mais carismáticos que eu já 'conheci' e um dos mais comuns também - já que podemos facilmente nos identificar com ele em algumas situações. Confesso que às vezes ele é cheio de mimimi - mas sinceramente, quem nunca foi em algum momento de sua vida? Em suma, ele é um amor, e extremamente divertido. 

O autor utilizou uma linguagem peculiar, adorável e sarcástica. A trama é agradável, com uma leve tensão no ar e bem estruturada, tudo se encaixa, e foi muito bacana ver as pistas serem reveladas gradualmente. As referências à cidade, ao bairro, aos filmes e por aí vai, são excelentes, o livro é bem antenado. E o mais importante, foge dos clichês. 

Os demais personagens são um show à parte, principalmente, por torná-los tão reais, expondo seus defeitos e rotina. O Dev é o melhor amigo dos sonhos; Matt, o ex aluno, sempre prestativo e lindo; Zoe é uma graça; Abbey me irritou bastante no início, mas depois se tornou mais agradável; Sarah, a ex namorada, e Gary, o noivo dela, são hilários e, é claro, bem pedantes em algumas situações; e A garota misteriosa, bom, melhor vocês descobrirem sozinhos. 

Outro ponto positivo com relação aos personagens é o crescimento de todos eles, em especial, do Jason. As mudanças começam sutis, e vão se intensificando no decorrer da história. E os diálogos são memoráveis - foi difícil escolher qual deles acrescentar na resenha. 

Romântico, sem momentos melosos, com um final lindo de viver e cenas de arrancar altas gargalhadas. O livro superou as expectativas! Além de ter uma capa linda, a propósito, a lombada fica um charme na estante e o título é em alto relevo. A revisão foi muito bem feita, e os nomes dos capítulos são criativos e cômicos.
  • Escrito por Danny Wallace - meu queridinho.
  • Editora Novo Conceito.
  • 399 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • "Se eu ainda fosse professor, eu diria... Super recomendado, aliás, terá prova sobre ele na semana que vem!" =)

16 comentários:

  1. Ouvi muita gente reclamando que em certos momentos da leitura se perdeu, pois este livro fala de muitas lugares de NY. Mesmo assim estou bastante curiosos a ele.

    David- Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Eu estou bastante curiosa em relação ao livro,gosto mto de literatura fantástica mas leio outras coisas tbm e esse foi uns dos livros q lançaram(e q foge do tipo q leio) q me chamou a atenção!
    Gostei da resenha!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Ah eu quero muito ler esse livro !! :)
    Espero ter oportunidade em breve!
    Bjisn

    ResponderExcluir
  4. Estou com muita vontade de ler. Desde que foi lançado e eu li a primeira resenha me encantei pela premissa.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo esse livro a um bom tempo mais nunca consio, realmente tem uma história interessante e linda.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa! Gostei de saber que foge dos clichês, é bom sair da mesmice de vez em quando, livros inovadores são sempre bem vindos.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Já queria ler esse livro só pela capa e onde ele se passa, se tem um lugar que quero conhecer antes de morrer é Londres. Antes eu tinha a impressão que esse enredo era um pouco sem sal, mas agora acredito que vou gostar, principalmente de ser um pouco comédia.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rafa!
    Gostei bastante da capa, gosto de histórias que se passam em Londres, acabei de ler um que tinha algumas cenas lá.
    Beijos...Samantha
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha vontade de ler esse livro, mas saber que o cara se apaixona pela mulher só de ver a foto é demais... rsrsrs Não curti muito isso.. parece coisa de gente maníaca.. rsrsrs
    Gostei da sua resenha mas não sei se leria esse livro... Pelo menos não por agora...

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa!
    Lendo sua resenha, achei que esse livro deve ser muito fofo. Pela capa não imaginava se tratar de uma comédia romântica.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  11. Aaaah, esse livro parece ser encantador!! Deve ser daqueles que envolve o coração do leitor. Se for leitora então, acho que o personagem principal deve ser apaixonante, rs.
    Não fazia ideia de que o livro era sobre uma história assim. Fiquei curiosa para ler agora!!
    beijão!!

    ResponderExcluir
  12. AAAAH! Meu livro desejado do momento *-* Quero muito ler!
    Apesar de não ser muito fã de romances, esse parece ser bem engraçado. Vi uma foto do autor e, depois que descobri que ele escreveu Sim, Senhor, tive certeza que o livro deve ser bem engraçado.
    Parabéns pela resenha.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Adoro a capa do livro! Quando vi pela primeira vez fiquei com muita vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  14. Adoro a capa do livro! E a lombada é realmente uma gracinha hahahaha quero muito ler logo!

    ResponderExcluir
  15. Eu só vi o pessoal falando mal do livro, aí desanimei um pouco, mas to querendo ler esse livro faz muito tempo. Adorei a resenha, finalmente alguém que gostou do livro pra me não me desanimar...hahaha
    Eu, mesmo sem vê-lo de perto, sempre achei essa capa e lombada lindas, não vejo a hora de comprar para tê-lo na minha estante.


    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Estou animadíssimo para ler.
    Fiquei muito curioso. Nunca li um romance narrado da parte de um homem, e considerando o modo como nós, homens, nos apaixonamos, não tenho dúvidas de que é incrível.
    Adorei a resenha.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária