Falando Nisso: Livros e Música

Boa tarde, lindos! Ah, e Feliz Dia das Mães para todas as mamães blogueiras, leitoras e que fazem parte do mundo literário - beijoca mamis!
Hoje é a estreia da coluna "Falando Nisso", na qual eu irei oportunizar debates sobre assuntos ligados à literatura.

Bom, eu não sei vocês, mas eu tenho - não com a mesma frequência de antes - o hábito de ler ouvindo música. Então, o livro e a música que eu estava ouvindo ficam conectadas de certa forma, pois sempre que eu ouvi-la irei lembrar daquele livro ou vice e versa.

Ou já aconteceu de vocês estarem lendo um livro e lembrarem automaticamente de alguma música? Por exemplo: é impossível ler SAN (Sábado à Noite, de Babi Dewet) e não lembrar das músicas do Mcfly. Ler Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban ou a Ordem da Fênix e não lembrar da música The Scientist, do Coldplay (para mim, essa música e o Sirius tem tudo a ver)... Entre outros.

Vocês acham que livros e música combinam?
Ou ao ler um determinado livro alguma música lhe vem a mente?
Ou até mesmo, ao ouvir "aquela" música, esta te faz lembrar de algum trecho / personagem de livros que você já leu? 

  • Dê a sua opinião! Aguardo ansiosamente. =)
  • Como é a estreia de Falando Nisso e é também o Dia das Mães, todos que comentarem neste post estarão concorrendo a este botton: (o sorteio será realizado dia 27/05. Boa sorte!)



Resultado do sorteio, galera!
  • Parabéns, Nica! \o/
  • E muito obrigada à todos que comentaram, adorei saber a opinião de vocês.

17 comentários:

  1. Oi Rafa
    Eu amo ouvir lendo, ou ler ouvindo música rs
    adoro criar uma trilha especial para a história, ou para os personagens.
    Respondendo as perguntas:

    Vocês acham que livros e música combinam? Claro!

    Ou ao ler um determinado livro alguma música lhe vem a mente? Sim, sempre rs

    Ou até mesmo, ao ouvir "aquela" música, esta te faz lembrar de algum trecho / personagem de livros que você já leu? Sempre consigo ligar uma música a um personagem, e depois acabo criando a referência dos personagens com a música.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hey Rafa!
    Olha, eu não sou de ler ouvindo música não, mas às vezes não tem como não lembrar de uma música mesmo. Meu player cerebral de vez em quando associa uma coisa com outra e começa a tocar música contra a minha vontade ;P
    Hahah' minha vida tem trilha sonora até na leitura.

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah "player cerebral" foi muito legal lol

      Excluir
  3. Boa noite!
    Eu adoro ler escutando música mas as vezes eu acaba parando de ler pra cantar,rsrs.Eu concordo com a Jacqueline Braga eu bm meio que "junto" um música com certo personagem.E em certa situações até faço um trilha sonora!!kkk.
    Adorei o post.
    Beijos
    Ingrid - @cutecherries1

    ResponderExcluir
  4. Não costumo ouvir música enquanto leio, fazia mais isso quando estudava pro vestibular mesmo.
    Mas ainda assim eu imagino quais músicas combinam com o livro que estou lendo e lembro de algum livro ao escutar determinada música :) heheh

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafa!

    Também tenho esse hábito e acontece isso mesmo que você falou: eu ouça uma música e lembro do livro direto rsrs
    Adorei a coluna!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!
    Eu não tenho esse hábito, mas adoro quando alguns autores, ao descreverem uma cena, dizem a música que está tocando no ambiente. eu páro tudo e ponho a mesma música pra ouvir e entrar no clima dos personagens.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei que SAN ilustra o post! \o/

    Vocês acham que livros e música combinam? Sim e muito! Além de serem duas formas de arte que impulsionam demais a imaginação, são estimuladores de criatividade e, quando ficam juntos, realmente criam algo totalmente novo! Acho que tem tudo a ver!

    Ou ao ler um determinado livro alguma música lhe vem a mente? Quase sempre!

    Ou até mesmo, ao ouvir "aquela" música, esta te faz lembrar de algum trecho / personagem de livros que você já leu? Eu acabo sempre criando filmes e clipes pras músicas que ouço e se estou entretida com um livro, eles acabam tomando conta desses clipes hahaha

    ResponderExcluir
  8. Oi eu amei o post, mas não consigo ler ouvindo música, porque não consigo focar em uma das duas coisas rsrs, começo a cantar a música de repente rsrsrs, aí a estória já era, mas já calhou de começar uma música bem na hora daquela parte LIINDA de um livro, ou de eu lembrar de uma música quando leio um trecho ou um personagem do livro. E também acho que Sirius se parece com a música The Scientist *-*. AMO HARRY POTTER.

    Beijão

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Rafa!
    Adorei a coluna... hehehe
    Eu mesma tenho esse hábito, de ler ouvindo música, quando dá! Mas se não ouço, sempre acabo lembrando de uma música que combine com a história... hehehe
    Eu acho que música e livros tem tudo a ver, assim como música e filmes!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  10. Oooi rafa!
    Aaaah eu adoro ouvir musica enquanto leio, mas não muito. Eu escuto uma e paro, gosto de focar mais no livro e a musica acaba me irritando depois de algum tempo. E irritando minha cachorra, que começa a latir, ai vira uma bagunça sahusahusa

    ;**

    ResponderExcluir
  11. Oiiiii, então...
    Eu tenho um pouco de medo de ler livro enquanto ouço música, pq às vezes acabo me perdendo na música e o que estou lendo é como se eu não estivesse lendo, sabe? Meio que a música penetra minha mente e poft, some tudo. Mas, quem consegue fazer os dois ao mesmo tempo, eu acho que é incrível, pq além de ficar lembrando do livro quando ouve a música, vc pode acabar tendo alguma ligação entre o livro e a música e acabar criando uma história usando os dois elementos xD
    Realmente gostei da postagem \o/
    E eu acho que não ouço enquanto leio pq sou daquelas pessoas que só consegue fazer uma coisa em cada tempo, sei lá

    ResponderExcluir
  12. Livros e música só combinam kkkkkkkkkk No caso de livros envolvendo música, acho que tudo depende de como o autor vai trabalhar isso. Cabe a ele mesclar os dois e criar um enredo atraente, mas que dá, dá.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amigaa... muito dificil hein,... principalmente de responder assim, do nada...hehehe
    Assim, eu não leio ouvindo musica, porem tem musicas que me fazem lembrar de livros e tem musicas que combinam com este ou aquele personagem sabe. Enfim... com a série IAN eu sempre imagino uma musica pra cada irmão...enfim..
    Tema interessante.

    Beijoss

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bom ?
    Essa é a minha primeira visita no blog e já adorei.
    Ele é lindo. Espero voltar mais vezes.

    Abraço
    Caio Rodrigues
    linhasdeencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Vou comentar o mais clichê dos clichês, mas Stephen King e Ramones são quase um só pra mim. O filme tem a música e o livro fica repetindo incansavelmente "Hey ho! Let's go!".
    E ler livros de vampiros sempre me faz lembrar The Cure.

    ResponderExcluir
  16. hauhahuhha Mano!!!
    Eu não consigo ler ,respirar e ouvir música ao msm tempo !
    rs
    sério q vc faz isso ??
    Mah

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária